terça-feira, 30 de novembro de 2010

Festival de Música Coral da Guarda sábado no TMG


O Centro Cultural da Guarda e o Teatro Municipal da Guarda organizam conjuntamente no próximo sábado, dia 4 de Dezembro, o Festival de Música Coral da Guarda no Grande Auditório do TMG. Nesta edição, o festival contará com a participação do Coral Senhora da Hora de Matosinhos, do Choral Poliphonico de Coimbra, do Coral Angelorum (Espanha) e, é claro, do coral anfitrião, o Orfeão do Centro Cultural da Guarda. A iniciativa tem início marcado para as 16h00.
Sobre os grupos corais que participam nesta edição, o primeiro a subir ao palco do Grande Auditório será o Coral da Senhora da Hora de Matosinhos. O grupo iniciou a sua actividade em 1972 e oficializou a actividade enquanto associação cultural em 1985. O coro tem participado em vários encontros de norte a sul do país e organiza periodicamente saraus musicais e é dirigido pela maestrina Paula Ferreira.
Ao grupo de Matosinhos segue-se a actuação do Choral Poliphonico de Coimbra. O grupo foi fundado em 1971 e executa um reportório de música sacra e profana do século XVI ao século XX. Com uma grande actividade musical, este coro actua por todo o país e até no estrangeiro. O coro já actuou em Espanha, França, Itália, Alemanha, Roménia, Eslovénia e Macau. O Choral Poliphonico de Coimbra foi fundado e dirigido durante mais de vinte anos pelo maestro José Firmino, tendo-lhe sucedido o maestro Luís Batalha e, em 1993, o maestro Paulo Moniz.
O Festival de Música Coral da cidade mais alta recebe ainda o coral espanhol Regina Angelorum, vindo da localidade de Grijota (Palência). O grupo surgiu no Natal de 1991, tendo adoptado o nome do santo padroeiro daquela localidade espanhola. Alguns dos pontos altos da sua trajectória artística passam pela actuação na Basílica de São Pedro (em Roma) em 1997, e ainda as suas interpretações de “Gloria” de Vivaldi (2001), “Salmo 42” de Mendelssohn (2002), “Missa Brevis em honra a São João de Deus”, de Haydn (2003) e ainda a “Nona sinfonia” de Beethoven e “Carmina Burana” de Carl Orff (2009 e 2010 respectivamente).
O festival de música coral termina com a actuação do coral anfitrião, o Orfeão do Centro Cultural da Guarda, dirigido pelo maestro Gustavo Humberto Delgado. O Orfeão da cidade mais alta é composto por 30 elementos e conta no seu historial com centenas de actuações de norte a sul do país e com um disco editado em 1997 no qual se incluem, entre outros temas, “A balada da neve”. De destacar ainda as actuações do coro no estrangeiro. O grupo actuou em Espanha, França e Bélgica.

Na foto, o coro espanhol Regina Angelorum.

Sem comentários: