terça-feira, 15 de dezembro de 2009

“Um tempo chamado nós” reúne em palco mães adolescentes e os seus filhos


No próximo sábado, dia19 de Dezembro, pelas 21h30, no Pequeno Auditório, é apresentado “Um tempo chamado nós”, o exercício final da oitava edição do projecto Sociocultural Inside Out, um projecto promovido pelo TMG e pela Câmara Municipal da Guarda, que envolve públicos habitualmente esquecidos. Nesta edição, a bailarina e coreógrafa Yola Pinto orientou nas últimas semanas jovens mães e respectivos filhos integrados no "Nascer - Centro de Apoio à vida" (uma casa que acolhe mães adolescentes). Destes encontros, que tiveram como objectivo principal fortalecer a relação mãe-filho e vincar ainda mais os laços através do movimento, nasceu esta apresentação. «A afinidade com o tempo é uma capacidade inata nas crianças. A forma como se dedicam a cada momento na construção gradual do mundo à sua volta, convida-nos a mergulhar nesta pesquisa, onde (jovens) mães e filhos, descobrem através do movimento e do toque novos tempos de escuta e interacção entre ambos. Em “Um tempo chamado Nós” amplifica-se a escuta do tempo; do próprio corpo, do(s) outro(s) e do espaço à nossa volta, potenciando o desenvolvimento afectivo e expressivo das relações. Coreografando o movimento de cada momento e da própria vida», explica a orientadora.
Yola Pinto licenciou-se em arquitectura ao mesmo tempo que completava o seu plano de formação em Dança Contemporânea no CEM - Centro em Movimento sob a orientação de Sofia Neuparth.
Trabalhou com a Mag Pie Company. Integra desde 2003 o corpo de professores residentes do CEM na área da dança. O Inside Out é uma iniciativa que vai já na sua oitava edição, e que é levada a cabo pelo TMG e pela Câmara Municipal da Guarda.

Sem comentários: