quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Inaugurações no Paço da Cultura, dia 26


A Câmara Municipal da Guarda, através do Núcleo de Animação Cultural, irá inaugurar no próximo dia 26, pelas 18h00, na Galeria de Arte do Paço da Cultura da Guarda as Exposições "O Esplendor Musical Egitaniense - Mestres de Capela na Sé da Guarda - Séc. XVI a XIX" e "Presépios". Simultaneamente, será também inaugurado o novo Presépio dos Claustros do Paço da Cultura, da autoria de Rui Miragaia.
A exposição "O Esplendor Musical Egitaniense - Mestres de Capela na Sé da Guarda - Séc. XVI a XIX" é coordenada cientificamente pelo Dr. João Pedro Delgado, licenciado em Formação Musical pela Escola Superior de Música de Lisboa, e está integrada nas comemorações do 810º Aniversário da Atribuição do Foral à Cidade da Guarda. A inciativa pretende trazer a público um pouco da História Musical da cidade, dos seus Bispos e Mestres de Capela. Por aqui terão passado eclesiásticos formados nas Universidades de Paris, Coimbra ou Salamanca, bem como Mestres de Capela que mais tarde vieram a ser Lentes da Cátedra de Música da Universidade de Coimbra, tendo assumido, também, cargos relevantes noutras Catedrais, cujas obras foram apreciadas, elogiadas e encomendadas por Reis como D. Sebastião ou D. Filipe II de Espanha, ou que terão visto, ainda, a sua música ser editada em casas Espanholas e Flamengas. O esplendor musical que se viveu nessa época na diocese Egitaniense é um indicativo seguro de que a Guarda alcançou uma espantosa importância social no contexto Ibérico.

Em "Presépios" poder-se-á apreciar o trabalho de artesãos da Guarda: Maria Adozinda Cunha da Cruz, Rosa Carrilho, Helena Saraiva, Virgínia Almeida, Helena e Natália Abrantes, José Matos, Francisco Gonçalves e Fernando Nelas porque, hoje em dia, o presépio é uma manifestação artística com grande significado, havendo quem dedique o seu trabalho, exclusivamente, a este tema explorando os mais diversos materiais e desenvolvendo originais representações.

Sem comentários: