quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Documentário "Shakespeare atrás das grades" seguido de debate


Na próxima Terça-feira, dia 30 de Setembro, o TMG, através do Serviço Educativo, promove o visionamento, seguido de debate, do documentário “Shakespeare atrás das grades”, do realizador Hank Rogerson. O documentário, para maiores de 12 anos, passa no Pequeno Auditório às 21h30.

Filmado no interior de uma prisão norte-americana, “Shakespeare atrás das grades” acompanha, ao longo de um ano, um grupo de reclusos integrados num programa educacional que visa montar uma produção de “A Tempestade”, última peça de William Shakespeare. Um filme que aborda o processo de construção das personagens, no qual a arte dramática representa uma terapia e uma libertação. À exibição do documentário segue-se o debate com a participação de Fernando Marques, professor e encenador que actualmente trabalha com um grupo de reclusos do Estabelecimento Prisional da Guarda, no âmbito do Projecto Inside Out e que apresentará, a 2 de Outubro, no Pequeno Auditório, integrada no Acto Seguinte – Festival de Teatro da Guarda, a peça “A história do soldado”. O debate conta ainda com a participação de Luísa Crespo, Directora do Estabelecimento Prisional da Guarda, de um recluso e de um professor da instituição.

Entre Julho e Setembro de 2008, o encenador Fernando Carmino Marques orientou um projecto intensivo na área do Teatro com um grupo de reclusos do Estabelecimento Prisional da Guarda. Trata-se da quinta iniciativa no âmbito do Projecto Inside Out (organizado em parceria pelo TMG e pelo Núcleo de Animação Cultural da Câmara Municipal da Guarda), e que tem por objectivo a participação de públicos habitualmente esquecidos, e a dinamização de actividades criativas, com estes mesmos públicos, para a valorização das suas capacidades.

Sem comentários: