quarta-feira, 18 de junho de 2008

Teatro na Feira de São João


O Teatro de Robertos era um dos principais divertimentos das feiras do início do século XX. Na Feira de São João da Guarda, a companhia Teatro D. Roberto – S.A. Marionetas vai apresentar o espectáculo “Teatro e bonecos”, no Sábado (dia 21) e no Domingo (dia 22).
Este estilo de teatro de marionetas entrou em desuso em meados do século XX. O mestre António Dias, um dos últimos fantocheiros populares portugueses, recriou, a partir do seu testemunho, duas peças "O Barbeiro" e "A Tourada", que compõem o repertório deste espectáculo de rua. Com o objectivo de não deixar desaparecer o teatro de Robertos, enquanto herança cultural portuguesa.
Também durante o fim-de-semana, o Teatro ao Largo vai apresentar a peça “Escola de Mulheres”, de Molière. O Teatro Ao Largo sempre teve uma inclinação para representar farsas clássicas divertidas nos largos principais ao ar livre. Esta é a sua primeira encenação de Moliére, no seguimento de comédias de Goldoni, Gil Vicente e António José da Silva. Como sempre, o seu objectivo é apresentar peças de teatro divertidas e enérgicas, ricas em música e comédia física, para o público em geral.
Durante os 4 dias da feira (21, 22, 23 e 24 de Junho) haverá ainda animação teatral pelo Grupo de Amigos do Manigoto e pelo Aquilo Teatro, com produções propositadamente feitas para a Feira de S. João e ainda a animação teatral do grupo Levados da Breca.

Sem comentários: