segunda-feira, 9 de junho de 2008

23ª edição da "Praça Velha" apresentada dia 19


Há 10 anos que a Câmara Municipal da Guarda edita semestralmente a Revista Cultural Praça Velha. O número 23 desta publicação vai ser apresentado no próximo dia 19 de Junho (Quinta-feira), às 18.00 horas, no Auditório do Paço da Cultura da Guarda.
Nesta edição, que sofreu alterações do projecto gráfico e aparece agora com um novo visual, destacam-se, entre outros, o artigo «Da Sprezzatura e depreciação de D. Sancho I», da autoria do escultor e medalhista José Teixeira. O artigo revela que o primeiro projecto da estátua de D. Sancho I apresentado pelo escultor António Duarte não foi aprovado, pelo que a estátua que até hoje permanece na Praça Luís de Camões corresponde a uma segunda proposta.
De destacar ainda os artigos “Retratos da Guarda Novecentista”, de Manuel Leal Freire; “O Dr. Diniz da Fonseca, Lourdes e a Medicina”, de Jesué Pinharanda Gomes; “Memórias sobre a linha da Beira alta”, da autoria de Mário Simões Dias; “ El regicídio visto por la prensa española”, de Emílio Rivas Calvo e Carlos D’Abreu; “Estudo da Casa Nobre no Vale do Côa”, de Augusto Moutinho Borges; “Um Guardense em Lisboa”, de João Bigotte Chorão.
Nesta edição, o portfólio (trabalho fotográfico sobre a Guarda ou a região) é da autoria do fotógrafo guardense Luís Rolo.
O entrevistado neste número da Revista Cultural é o ensaísta e cronista Manuel Poppe. “A Guarda é a minha pátria!” é título desta entrevista conduzida por Américo Rodrigues.
Na poesia, destaque para os trabalhos de José Pires Sanches, manuel a. domingos e Daniel António Neto Rocha.
A Revista apresenta ainda recensões de livros, discos e filmes e uma resenha de actividades culturais, relativa ao primeiro semestre de 2008.

Sem comentários: