terça-feira, 16 de outubro de 2012

Síntese termina na sexta com estreias absolutas de obras de João Pedro Delgado




Na sexta, dia 19 de Outubro, às 21h30 no Pequeno Auditório, chega ao fim a sétima edição do Síntese – Ciclo de Música Contemporânea da Guarda que o TMG organiza em parceria com o Síntese – Grupo de Música Contemporânea. No último concerto desta edição será feita a estreia absoluta de várias obras do músico e
compositor João Pedro Delgado, a saber: “A Formosura da Invocação”, “Açucena”, “Não Fora Haver Traição”, “Longo Será o Teu Sono”, “Dois Fragmentos de Safo”, “Forma Sonata”, “A l´ombre des jeunes filles en fleur”, “Combray”, “Guarda” e “Três peças para Viola e Violoncelo”.

Sobre estas obras, refere o compositor, «O que procurei foi um certo regresso à música enquanto diálogo, à arte enquanto sublimação da humanidade, ao momento artístico enquanto consequência natural da acção do homem - já a compor, já a tocar, como também a ouvir. A estrutura enquanto instrumento ao serviço do
conteúdo, a gramática subordinada à acção e à emoção, a forma enquanto ergonomia musical ao serviço da "justa medida". Interpretação, composição, audição, emoção: quatro conceitos que é necessário unir. Neste ponto, como disse José Gomes Ferreira, "é urgente voltar ao romantismo"».

Acompanham João Pedro Delgado (viola de arco) em palco, Gustavo Delgado no violino, Rogério Peixinho no violoncelo, Carlos Canhoto nos saxofones, Nuno Santos Dias no piano e a mezzo-soprano Helena Neves.

Sem comentários: