quinta-feira, 4 de outubro de 2012

PRÉMIO EDUARDO LOURENÇO 2012 ATRIBUÍDO A JOSÉ MARÍA MARTÍN PATINO





José María Martín Patino, Escritor e Teólogo Jesuíta espanhol, foi o galardoado com o Prémio Eduardo Lourenço 2012.

A decisão foi hoje anunciada por Daniel Hernández Ruipérez, Reitor da Universidade de Salamanca, que presidiu à reunião do Júri do Prémio Eduardo Lourenço 2012, realizada na sede do Centro de Estudos Ibéricos, na Guarda.

José María Martín Patino nasceu em Lumbrales (Salamanca) em 1925. Licenciado em Filosofia e doutorado em Teologia desenvolveu uma intensa atividade de cariz social e litúrgico em Espanha. Foi fundador e preside à Fundación Encuentro, uma reconhecida plataforma de debate de cariz independente cujo objetivo é a análise dos principais problemas da sociedade espanhola, promovendo espaços de compreensão e consenso.

Para além do protagonismo histórico e do papel que desempenhou nos anos da transição para o regime democrático em Espanha, o júri considerou relevante a trajetória e a atividade de Martín Patino e da Fundación Encuentro no desenvolvimento sócio-económico e coesão territorial na ampla zona transfronteiriça entre Portugal e Espanha, nomeadamente através do projeto “Raya Duero”, iniciativa de formação e educação nos meios rurais de baixa densidade.

José María Martín Patino tinha já sido anteriormente galardoado pela sua atividade em prol dos valores da tolerância, do diálogo, do humanismo e pelo trabalho em defesa da coesão social, por diversas entidades, sendo de destacar a atribuição, pela Rainha de Espanha, em 2009, da Cruz de Ouro da Ordem Civil e da Solidariedade.

O Prémio anual, que tem o nome do ensaísta Eduardo Lourenço, mentor e director honorífico do CEI, destina-se a galardoar personalidades ou instituições com intervenção relevante no âmbito da cooperação e da cultura ibérica.

Além do Reitor da Universidade de Salamanca, o júri que hoje decidiu a atribuição do Prémio Eduardo Lourenço 2012, era formado por João Gabriel Silva, Reitor da Universidade de Coimbra, Joaquim Valente, Presidente da Câmara Municipal da Guarda; Valentín Cabero e Fernando Rodríguez de la Flor, professores da Universidade de Salamanca; Jesús Málaga e Salvador Sánchez Terán, convidados pela Universidade de Salamanca; José Carlos Vasconcelos e A. Morão Dias, convidados pela Universidade de Coimbra.
As sete anteriores edições do prémio Eduardo Lourenço contemplaram: Maria Helena da Rocha Pereira, catedrática jubilada da Universidade de Coimbra na área da Cultura Greco-Latina, Agustín Remesal, jornalista e antigo correspondente da TVE em Lisboa, Maria João Pires, pianista, Ángel Campos Pámpano, poeta, Jorge Figueiredo Dias, catedrático de Direito Penal, Cesar Antonio Molina, escritor e antigo director do Instituto Cervantes e Mia Couto, escritor e biólogo.

A sessão solene de entrega do galardão a José María Martín Patino terá lugar, na Guarda, em 27 de Novembro de 2012, Dia da Cidade.

Mais informações em www.cei.pt

Sem comentários: