segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Prémio Literário Manuel António Pina 2011 sem vencedor



O júri do Prémio Literário Manuel António Pina decidiu, em reunião do passado sábado, dia 18 de Fevereiro, não atribuir o Prémio a nenhuma das 225 candidaturas apresentadas a concurso.

O júri, constituído por Manuel António Pina (Escritor), Manuel Rosa (Editora Assírio e Alvim), José Manuel Vasconcelos (Associação Portuguesa de Escritores), Virgílio Bento (vice-presidente da Câmara Municipal da Guarda) e José Manuel Monteiro (convidado pela autarquia) entendeu que, embora tivessem sido apreciadas algumas candidaturas com qualidade apreciável, nenhuma das propostas recebidas atingiu o patamar considerado exigível para a atribuição do prémio e edição posterior da obra.

Apesar de a segunda edição do galardão não ter sido atribuída, a Câmara Municipal da Guarda e a Editora Assírio e Alvim garantiram que tal não põe em causa a continuidade do Prémio, criado para divulgar obras inéditas de poesia e para homenagear o escritor e poeta Manuel António Pina.

O Prémio Literário Manuel António Pina foi instituído em 2010, tendo como objectivo divulgar obras inéditas de poesia prestando homenagem ao grande Escritor e Poeta natural do Distrito da Guarda. A Câmara Municipal da Guarda celebrou então um Protocolo com a Editora Assírio e Alvim que viabiliza a edição da obra premiada. A primeira edição do Prémio foi entregue à obra "A Divina Pestilência", da autoria do poeta João Manuel Vilela Rasteiro, de Coimbra.

Sem comentários: