sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

De 8 a 10 de Fevereiro no TMG: “A dama pé-de-cabra”, a nova produção do Projéc~


Em Fevereiro, o Projéc~ (estrutura de produção teatral do Teatro Municipal da Guarda) e a encenadora e actriz Antónia Terrinha apresentam no Pequeno Auditório o espectáculo “A dama pé de cabra”. A peça ficará em cena entre 8 e 10 de Fevereiro com sessões às 21h30 e terá também apresentações para escolas nos dias 8 e 9 (às 14h30).
Trata-se de uma história do património cultural português, um dos mais maravilhosos contos da tradição oral portuguesa, aqui encenada e interpretada por Antónia Terrinha. A peça está baseada no conto homónimo escrito por Alexandre Herculano e publicado no livro “Lendas e Narrativas”.
«Mantendo a mesma linguagem, do texto original de Herculano, o público viaja no imaginário e língua de tempos idos, revivendo as nossas memórias colectivas enquanto povo e habitante desta Península; são as nossas mais ancestrais raízes que voltam à tona.
É uma belíssima história do nosso património cultural, onde a tradição e a lenda se misturam numa simbiose perfeita entre o onírico e o maravilhoso», refere no texto de apresentação a encenadora.
Antónia Terrinha começou o seu percurso no Teatro O Bando, tendo passado por outras companhias como A Comuna e a Cornucópia. Esteve ligada a projectos de teatro infantil, como actriz e como encenadora. Dirigiu com Cândido Ferreira a Companhia do Teatro Chaby Pinheiro da Nazaré e fundou a companhia “Teatro em Curso”. Participou também em filmes para cinema e televisão. Actualmente é uma das figuras da série “Pai à força”.
Esta é a 14ª produção do Projéc~ que até à data apresentou também “E outros diálogos” de João Camilo; “A Cozinha Canibal”, de Roland Topor, Na Colónia Penal, ópera de Philip Glass segundo conto de Kafka; “O Barão”, de Luís de Sttau Monteiro; “Eu queria encontrar aqui ainda a terra”, de António Godinho e Manuel A. Domingos; “Os Sobreviventes”, de Manuel Poppe, “Querido Monstro”, de Javier Tomeo, “São Francisco de Assis” e “Mundus Imaginalis num quadro de Van Gogh”, de Vicente Sanches, “Simplesmente Complicado”, de Thomas Bernhard, a peça radiofónica “Senhor Henri”, de Gonçalo M. Tavares, “The Dumb Waiter”, de Harold Pinter, “A Acácia Vermelha”, de Manuel Poppe e “D’ abalada” de Jorge Palinhos.

Sem comentários: