terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Julgamento e Morte do Galo do Entrudo a 7 de Março nas ruas da Guarda


O Galo do Entrudo volta a ser julgado na Guarda a 7 de Março. A Culturguarda EM vai produzir para a Câmara Municipal da Guarda o Julgamento e Morte do Galo do Entrudo. Trata-se de um espectáculo comunitário e de expiação, baseado em tradições da região como o jogo do galo e o enterro do Entrudo. O Galo é julgado e queimado na praça pública sendo-lhe atribuídas as culpas de todos os males do ano que passou. Com a morte do culpado, a esperança é renovada. Estas são as premissas deste Julgamento no qual o réu é o bode expiatório, a defesa de nada serve e a sala de audiências é a Praça Velha.
À semelhança das anteriores edições, este é um espectáculo de características populares, baseado na tradição mas revestido de modernidade. Um ritual comunitário de forte adesão popular. Nesta edição estão envolvidas mais de 400 pessoas, entre colectividades da região, actores, músicos e animadores.
Tudo começa às 21h30 com o tradicional desfile do Jardim José de Lemos até à Praça Velha, onde nesta edição haverá algumas novidades. No percurso até ao “tribunal”, o galo e os intervenientes do desfile vão ser interpelados. De algumas janelas e edifícios surgirão personagens e novas situações. No desfile, lado a lado com as colectividades, vão desfilar também grupos profissionais de animação dos quais se destacam a Companhia Visitants com o seu espectáculo pirotécnico inspirado no cultivo dos cereais; o Teatrapo com as percussões e as personagens mitológicas do “Bestiário”; a Companhia Kanbahiota com as suas acrobacias e dança aérea (na Praça Velha); a animação circense, o malabarismo e os números com fogo do Bang Circus; o Grupo do Sarrafo com os percussionistas do Pinhal Novo e ainda a Banda Filarmónica Sociedade de Instrução e Recreio de Paços da Serra (com o apoio da INATEL).
Chegados à Praça Velha é a vez do julgamento. Defesa e acusação vão esgrimir argumentos, mas nada disto valerá ao Galo cujo destino já está engendrado: culpado. A sentença dita que ele seja queimado, tendo antes direito a um último desejo. Trata-se de uma surpresa que todos os anos costuma deixar boquiaberto o público que assiste ao espectáculo e que a organização nunca revela antes! No final, e como vem sendo hábito nas últimas edições desta actividade, a organização distribui canja ao público presente na Praça Velha. No percurso até à “sala de audiências” há também vários postos de distribuição de vinho da região.
O Julgamento e Morte do Galo do Entrudo tem a concepção e coordenação geral de Américo Rodrigues, textos de António Godinho e Daniel Rocha, a concepção e construção do galo é de Agostinho da Silva, a música original da queima do galo do MC guardense B. Riddim e a cenografia é de José Neves e António Gomes.
No elenco, Fátima Freitas é a juíza de serviço no tribunal; Carlos Gil interpreta o general João de Almeida que é também o advogado de acusação; Sá Rodrigues será Manuel Vieira Matos, o advogado de defesa e a Voz do Galo será a de Américo Rodrigues.
José Pereira, Anabela Alexandre, Carlos Morgado, Anabela Chagas, Carla Morgado, Pedro Sousa, Elisabete Fernandes e Ronaldo Fonseca são os actores que complementam este elenco.
Sendo este um espectáculo comunitário, não poderiam faltar as colectividades, que uma vez mais responderam à chamada. Participam neste Julgamento e Morte do Galo do Entrudo de 2011 os seguintes grupos e colectividades da região: Grupo de Concertinas Estrelas da Serra, Associação Cultural, Social e Recreativa da Sequeira, Centro Cultural da Guarda, Grupo de Cantares de S. Miguel da Guarda “A Mensagem”, Grupo “Ontem, Hoje e Amanhã” de Maçainhas”, Grupo de Cantares da Arrifana – Associação Cultural, União de Jovens de Arrifana, Associação Desportiva, Recreativa e Cultural da Rapoula, Gambozinos e Peobardos – Grupo de Teatro da Vela, Raiz de Trinta – Associação Juvenil, Rancho Folclórico de Videmonte, Alunos de Artes da Escola Secundária da Sé, Associação de Jogos Tradicionais da Guarda, Clube de Montanhismo da Guarda, Aquilo Teatro e OfiCena (jovens do curso de teatro do TMG).
O Julgamento e Morte do Galo do Entrudo 2011 insere-se no programa “Politica das Cidades – Redes Urbanas para a Competitividade e Inovação” do programa “Mais Centro” (QREN).

Estreia esta semana no TMG "A acácia vermelha" de Manuel Poppe



Estreia amanhã, quarta-feira, e fica em cena até sábado, dia 26 de Fevereiro a peça "A acácia vermelha" de Manuel Poppe. Trata-se de uma co-produção Projéc~e Teatro Art'Imagem que conta com no elenco com os actores Flávio Hamilton, Inah Santos, Miguel Rosas, Odete Môsso, Pedro Carvalho e Pedro Damião.

A direcção musical é de César Prata, a direcção plástica é de Sandra Neves, a direcção musical é de César Prata, a Imagem/vídeo é de Mecca (RM21) e a cenografia de José Lopes e o desenho de luz é de Leunam Ordep. As sessões são no Pequeno Auditório às 21h30.


Fotos de Ensaio de Armando Neves

Colóquio e Exposição, integrados no Ciclo Manuel Poppe, na BMEL

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

"A menina do circo" no TMG até sexta-feira


Inserida no Ciclo Manuel Poppe, estreou há poucos minutos a Oficina/espectáculo "A Menina do Circo", criada pelo Serviço Educativo do TMG a partir de um texto do escritor, com concepção e interpretação de Élia Fernandes e música original e interpretação musical de Victor Afonso.
Este espectáculo/oficina vai estar em cena na Sala de Ensaios do TMG em duas sessões diárias, de Segunda a Sexta-feira (dia 25 de Fevereiro).
Trata-se de uma iniciativa no âmbito do Ciclo Manuel Poppe.

Foto de ensaio: Armando Neves

Amanhã tertúlia e livro de e com Manuel Poppe


Amanhã, terça-feira, o ciclo de tertúlias literárias Café Desconcerto recebe o escritor Manuel Poppe. A conversa tem entrada livre e acontece no Café Concerto às 21h30. Também nesta noite, o escritor e dramaturgo Manuel Poppe apresenta o livro "A acácia vermelha", uma edição que integra a colecção "Cadernos TMG". Trata-se da edição da peça de teatro que o projéc~vai estrear na quarta-feira e que ficará em cena até sábado (dia 26) no Pequeno Auditório.
Tertúlia, livro e peça de teatro estão integradas no Ciclo Manuel Poppe que o TMG e a Câmara Municipal da Guarda promovem na cidade mais alta de 21 a 26 de Fevereiro.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Espectáculo /oficina "Trava ou destrava línguas" sábado no TMG


Para o próximo sábado, dia 19 de Fevereiro, o TMG apresenta nova proposta no âmbito do projecto Famílias ao Teatro. Desta vez, o TMG convidou a Metamorfose Total - Associação Cultural para apresentar um espectáculo/oficina intitulado “Trava ou destrava línguas”. Um espectáculo lúdico-pedagógico com lengalengas e poemas de autores portugueses. O projecto é apresentado por Anabela Brígida e Carla Bolito e promete muita diversão. “Trava ou destrava línguas” é apresentado em duas sessões na Sala de Ensaios: às 10h e às 15h. Cada sessão é limitada a 30 participantes.
A Metamorfose Total é uma associação que se dedica, desde 2001 à criação, produção e divulgação de Teatro Contemporâneo. O projecto, denominado Trava ou Destrava Línguas, parte exactamente desta premissa – os trava-línguas e as lengalengas como ferramentas pedagógicas potenciadoras da linguagem e da dicção e promotoras de interacção e aprendizagem.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Exposições inauguradas, ontem, na Galeria do Paço da Cultura




Foram inauguradas, ontem, dia 14, na Galeria do Paço da Cultura da Guarda, as exposições “O Mundo é uma ervilha” – Fotografia de Catarina Tormenta e “Cem Anos de República” – Elaborada pelos alunos da EB 2/3 Carolina Beatriz Ângelo.
As exposições poderão ser visitadas de Terça a Sábado, das 14h00 às 19h00 e estarão patentes até dia 26 de Março de 2011.

Ciclo Manuel Poppe arranca na próxima semana


Fevereiro é o mês em que o Teatro Municipal da Guarda promove em colaboração com a Câmara Municipal da Guarda um ciclo dedicado ao escritor, cronista e dramaturgo Manuel Poppe. O Ciclo começa a 21 de Fevereiro com a oficina pedagógica do Serviço Educativo “A menina do Circo” e no dia seguinte com a apresentação do livro do autor, “A Acácia Vermelha”, uma edição do TMG à qual se segue a tertúlia literária Café Desconcerto. No dia 23 de Fevereiro, destaque para a estreia da peça “A Acácia Vermelha”, de Manuel Poppe, uma co-produção do Projéc~ e do Art’imagem que conta com a encenação de Valdemar Santos. A peça ficará em cena até ao dia 26. Segue-se, entre 25 de Fevereiro e 18 de Março, a exposição “Manuel Poppe: os trabalhos e os dias” na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL). E ainda a 25 de Fevereiro as conferências “Eros e Errâncias na ficção de Manuel Poppe” por Maria de Lurdes Sampaio e “Aproximação do teatro de Manuel Poppe” por Roberto Merino, na Sala Tempo e Poesia da BMEL.
O ciclo fecha no sábado, dia 26, com um recital intitulado “A Guarda na obra de Manuel Poppe” que contará com a participação de Albino Bárbara, Américo Rodrigues, Fátima Freitas, Filipa Teixeira, José Neves e Vasco Queiroz. A selecção de textos e concepção são de Élia Fernandes e a paisagem sonora original interpretada ao vivo é da autoria de Victor Afonso.
Manuel Poppe é escritor, dramaturgo e cronista do Jornal de Notícias. É autor dos livros “Temas de Literatura Viva” (1982); “Crónicas Italianas”, (1984); “Os Amantes Voluntários” (1999); “O Pássaro de Vidro” (1988); “Novas Crónicas Italianas” (1995); “José Régio e a Liberdade Poética” (1996) ; “A Mulher Nua” (1997); “José Régio e a Vocação da Sinceridade” (1999); “Sombras em Telavive” (2001); “Memórias, José Régio e Outros Escritores, Ensaio de Autobiografia” (2001); “José Régio, Felizmente Um Homem de Província” (2002); “A Tragédia de Manuel Laranjeira” (2002), “Um Inverno em Marraquexe” (2004), “A Aranha” (2005); “O Senhor Casimiro e a Santidade do Juramento” (2005), “A Garrafa” (2006), “Boca de Fogo” (2007) e “Os Sobreviventes” (2008).

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Exposições “O Mundo é uma ervilha” e “ Cem Anos de República” inauguram dia 14 de Fevereiro


No próximo dia 14, Segunda-feira, pelas 18h00, serão inauguradas, na Galeria do Paço da Cultura da Guarda, as exposições “O Mundo é uma ervilha” – Fotografia de Catarina Tormenta e “Cem Anos de República” – Elaborada pelos alunos da EB 2/3 Carolina Beatriz Ângelo.
Catarina Tormenta apresenta uma “selecção criteriosa de fotografias marcantes de cada destino. Resta agora aos mais curiosos fazer a viagem fotográfica e, sob o olhar atento de cada um, percorrer o imenso que se descobriu e ter saudades do que ainda não se avistou. Da atitude contemplativa proporcionada pelas imagens dos livros da especialidade rapidamente passou a pôr em prática o que até então só os outros desfrutavam. No velho continente, a Europa, fez o seu baptismo de viajante. Entre ruínas, História, línguas, comidas, músicas e paisagens tão diferentes, o “bichinho” das viagens instala-se. A paixão pela fotografia começa e cresce ao mesmo ritmo de cada novo destino. Um e outro passo impelem-na à conquista de mais um lugar, como que numa compulsão que não pretende travar…”
O Agrupamento de Escolas Carolina Beatriz Ângelo, no âmbito das comemorações do Centenário da Implantação da República/ nomeação da Patrona do Agrupamento, levou a cabo, no dia 4 de Outubro de 2010, um conjunto de actividades das quais se destacou a exposição “Cem anos de República”.
As comemorações da referida efeméride procuraram dinamizar as competências pedagógicas orientadas para o desenvolvimento dos valores de cidadania e da democracia, conhecer e divulgar os acontecimentos e figuras relevantes da implantação da República bem como a promoção do conhecimento da História local no período da República.
A exposição “Cem Anos de República” integra um retrato político do período do final da Monarquia até à actualidade através de um friso cronológico que percorre um conjunto de acontecimentos relevantes da História nacional e local do período em questão. Nela é dado especial destaque aos valores da primeira República, revalorizados com o 25 de Abril.
Apresenta-se uma evolução cronológica dos Presidentes da República, desde 1910 até à actualidade, bem como figuras do governo provisório da primeira república assim como algumas mulheres que se destacaram na luta pelos ideais da República. Esta apresentação é feita através de um conjunto de técnicas, realizados pelos alunos da Escola Carolina Beatriz Ângelo, que envolvem o retrato, a caricatura e o pontilhismo de cada uma das figuras em destaque.
Procura-se dar particular relevo à figura da patrona do Agrupamento, Carolina Beatriz Ângelo, figura da região, que desempenhou um papel importantíssimo na defesa dos direitos da mulher e dos valores da cidadania através da valorização da educação.
As exposições podem ser visitadas de Terça a Sábado, das 14h00 às 19h00 e estarão patentes até dia 26 de Março de 2011.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Recortes: "Cumeada", de Campanula Herminii na última edição do Jornal de Letras


Clique na imagem para ler a crítica que Manuel Halpern do Jornal de Letras faz ao disco "Cumeda" dos Campanula Herminii. Uma edição do Teatro Municipal da Guarda que pode adquirir na Bilheteira do TMG ou encomende na loja on line aqui.
Para ver na última edição do Jornal de Letras (de 9 a 22 de Fevereiro).

Nos dias 12 e 13 de Fevereiro na Sala de Ensaios do TMG Oficina a partir de “Mansarda”


«No princípio do nosso teatro dançado temos um tema. Um universo de poemas e de imagens. Logo a seguir, impõe-se a matéria, o objecto. Por exemplo a cadeira, a palha ou os ramos. O objecto e um modo particular de o abordar. Com o corpo. Com o corpo que dança.» Este é o ponto de partida para da Oficina “Mansarda”, orientada por Patrick Murys e que o Teatro Municipal da Guarda apresenta através do seu Serviço Educativo nos dias 12 e 13 de Fevereiro (sábado e domingo).
«Com vários exercícios e propostas de improvisação, queremos partilhar com o grupo de participantes este nosso modo de fazer um teatro dançado», refere a companhia Circolando sobre esta oficina que decorrerá nos dois dias entre as 10h e as 13h. A actividade é limita a 16 participantes.
“Mansarda” dar-nos-á o universo de pesquisa. No cruzamento da memória e do devaneio, as cadeiras, as roupas, os fios, os ramos, os cântaros, a palha… serão algumas das matérias possíveis na construção de histórias dançadas. Juntos, procuraremos as casas com raízes e sabor a terra que nos fixam a uma história e mantêm vivo no fundo de nós um mundo rural antigo, as casas que aspiram a uma leveza aérea e se abrem às paisagens da imensidão.
Esta actividade é apresentada no âmbito da Rede 5 Sentidos, constituída pelo Teatro Municipal da Guarda, Teatro Viriato, Teatro Maria Matos, Teatro Virgínia e Centro Cultural Vila Flor.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Coro Sénior do Centro Cultural da Guarda actua na Casa de Saúde Bento Menni


No âmbito do Projecto Andarilho, na Casa de Sáude Bento Menni da Guarda, no próximo dia 13, Domingo, pelas 15h00, terá lugar uma actuação do Coro Sénior do Centro Cultural da Guarda.
O Coro Sénior é constituído por cerca de vinte e um elementos, alguns dos quais pertencentes ao Antigo Orfeão do C.C.G. e é dirigido pela professora Andrea Soares, licenciada em Educação Musical e que possui também o 8º Grau do Conservatório. O Grupo tem assim contribuído para a divulgação da música tradicional da nossa região.
Organizada pelo Núcleo de Animação Cultural da Câmara Municipal da Guarda, a actividade conta com o apoio da Casa de Saúde Bento Menni e do Centro Cultural da Guarda.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Discos de César Prata e Campanula Herminii com excelentes críticas no Expresso


"Cumeada" de Campanula Herminii e "Canções de cordel" de César Prata em destaque na edição desta semana do semanário Expresso. Dois discos editados pelo TMG que mereceram excelentes críticas de João Lisboa.
Os dois discos estão à venda na bilheteira do TMG e também na loja on line www.tmg.com.pt

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

"Os Flintstones", na BMEL, Dia 10

Em Família... na Biblioteca

"Canções de Cordel" de César Prata no jantar do Seminário das Eco-escolas

César Prata actua amanhã com as "Canções de cordel" às 21h00 no hotel Lusitânia Park da Guarda, no âmbito do jantar do Seminário Nacional Eco-escolas.
O seminário decorre durante o dia no Teatro Municipal da Guarda, organizado pela Associação Bandeira Azul da Europa – ABAE (organização quedinamiza este projecto em Portugal), CM da Guarda e Qta. da Maunça, com o apoio do Instituto para a Conservação da Natureza e da Biodiversidade.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Começou a OfiCena no TMG


Começou ontem (2 de Fevereiro)no TMG a OfiCena, oficina teatral para jovens que decorrerá nos próximos meses (até Maio de 2011)na Sala de Ensaios do Teatro. A OfiCena terá a orientação do actor, encenador e do também director do TMG, Américo Rodrigues e contará com 18 participantes, todos do sexo feminino e com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos.
Recordamos que se trata de uma oficina de formação regular de teatro para jovens que vai decorrer semanalmente no TMG e que culminará com a apresentação ao público de um exercício final.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Cerca de 1220 pessoas visitam as exposições "Terra Mãe" e "Presépios"

Estiveram patentes, na Galeria de Arte do Paço da Cultura, até ao passado dia 29, as exposições “Terra Mãe” - Pintura de Célia Alves e “Presépios” – Colecção Particular de Ana Manso.
Segundo Maria Antonieta Garcia, Célia Pena ouviu Homero: É a Terra que eu cantarei, mãe universal com profundas raízes, avó venerável que nutre no seu solo o que existe... És tu quem dá a vida aos mortais...
Em Vila Franca das Naves, menina e moça venerou o sagrado da Terra e contemplou as mulheres, irmãs da Natureza. Soube-lhes os amores, o trabalho, a dureza de vida. Na Guarda, em Coimbra... pela Beira e pelo Alentejo apurou o olhar... seguindo silhuetas que velam campos abandonados; deitou os olhos pelo lavradio e desvelou camponesas a fundir-se com a terra, deusas da fecundidade e da sabedoria, da alva ao sol-pôr. Desatou o silêncio que as ocultava, desenleou-lhes a teia e ofereceu mãos e regaço para folhear memórias e saudades.
Ana Manso comenta “O presépio é, em toda a sua dimensão, algo que cresceu comigo e que ainda hoje me faz sentir, sorrir e sonhar no que de mais profundo e bonito a vida nos dá. Cada presépio, mesmo o mais humilde, tem a sua história. É uma mensagem de amor e carinho única, como única é a magia que cada um deles desperta em nós. É também uma partilha e um misto de sentimentos de ternura e de paixão que se reforça a cada novo olhar.
Coleccionar e contemplar presépios é juntar todas as mensagens positivas de amor, solidariedade e esperança numa mística que nos envolve, quantas e quantas vezes, de olhos marejados...”

As exposições foram visitadas por cerca de 1220 pessoas.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

B. RIDDIM: música para dançar madrugada dentro


A Sexta-feira, dia 4 de Fevereiro, no Café Concerto promete ser de dança com o DJ e MC B. RIDDIM.
Ele nasceu na Guarda em 1987 e foi na cidade mais alta que fundou o grupo de hip-hop G-Ward. A sua formação musical é clássica: estudou piano e música no Conservatório de Música de S. José da Guarda. Mas cedo se interessou pela mistura de diferentes sonoridades e enveredou por um cross-over de estilos, aos quais mistura sonoridades mais actuais.
Grande parte da inspiração para B. RIDDIM vem dos ritmos jamaicanos do Reggae e do Rocksteady e, mais recentemente do Dud, do IDM e da Electrónica.
Depois de uma breve passagem por Madrid (Espanha), o DJ e MC B. RIDDIM acabou por se estabelecer em Vancouver (Canadá), onde actualmente vive e trabalha.
A sessão está marcada para Sexta – feira às 24h00 e tem entrada livre. B. RIDDIM promete música para dançar madrugada dentro.