segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Exposições “O Mundo é uma ervilha” e “ Cem Anos de República” inauguram dia 14 de Fevereiro


No próximo dia 14, Segunda-feira, pelas 18h00, serão inauguradas, na Galeria do Paço da Cultura da Guarda, as exposições “O Mundo é uma ervilha” – Fotografia de Catarina Tormenta e “Cem Anos de República” – Elaborada pelos alunos da EB 2/3 Carolina Beatriz Ângelo.
Catarina Tormenta apresenta uma “selecção criteriosa de fotografias marcantes de cada destino. Resta agora aos mais curiosos fazer a viagem fotográfica e, sob o olhar atento de cada um, percorrer o imenso que se descobriu e ter saudades do que ainda não se avistou. Da atitude contemplativa proporcionada pelas imagens dos livros da especialidade rapidamente passou a pôr em prática o que até então só os outros desfrutavam. No velho continente, a Europa, fez o seu baptismo de viajante. Entre ruínas, História, línguas, comidas, músicas e paisagens tão diferentes, o “bichinho” das viagens instala-se. A paixão pela fotografia começa e cresce ao mesmo ritmo de cada novo destino. Um e outro passo impelem-na à conquista de mais um lugar, como que numa compulsão que não pretende travar…”
O Agrupamento de Escolas Carolina Beatriz Ângelo, no âmbito das comemorações do Centenário da Implantação da República/ nomeação da Patrona do Agrupamento, levou a cabo, no dia 4 de Outubro de 2010, um conjunto de actividades das quais se destacou a exposição “Cem anos de República”.
As comemorações da referida efeméride procuraram dinamizar as competências pedagógicas orientadas para o desenvolvimento dos valores de cidadania e da democracia, conhecer e divulgar os acontecimentos e figuras relevantes da implantação da República bem como a promoção do conhecimento da História local no período da República.
A exposição “Cem Anos de República” integra um retrato político do período do final da Monarquia até à actualidade através de um friso cronológico que percorre um conjunto de acontecimentos relevantes da História nacional e local do período em questão. Nela é dado especial destaque aos valores da primeira República, revalorizados com o 25 de Abril.
Apresenta-se uma evolução cronológica dos Presidentes da República, desde 1910 até à actualidade, bem como figuras do governo provisório da primeira república assim como algumas mulheres que se destacaram na luta pelos ideais da República. Esta apresentação é feita através de um conjunto de técnicas, realizados pelos alunos da Escola Carolina Beatriz Ângelo, que envolvem o retrato, a caricatura e o pontilhismo de cada uma das figuras em destaque.
Procura-se dar particular relevo à figura da patrona do Agrupamento, Carolina Beatriz Ângelo, figura da região, que desempenhou um papel importantíssimo na defesa dos direitos da mulher e dos valores da cidadania através da valorização da educação.
As exposições podem ser visitadas de Terça a Sábado, das 14h00 às 19h00 e estarão patentes até dia 26 de Março de 2011.

Sem comentários: