segunda-feira, 22 de agosto de 2011

De Setembro a Dezembro no TMG


De Setembro a Dezembro de 2011, o TMG sugere-lhe uma mão cheia de actividades que vão da música ao teatro ou das artes plásticas ao cinema e que têm como objectivo agradar a vários públicos. Neste quadrimestre, o TMG apresenta vários ciclos e festivais que são disso exemplo. Um destes casos é o Tri-Ciclo. Cinco teatros municipais do país recebem três espectáculos de criadores emergentes portugueses que marcaram a temporada nacional de 2010-2011. Pelo Pequeno Auditório do TMG vão passar, em Outubro, “Nothing’s ever yours to keep” de Sofia Dinger, “Rosmersholm” de Gonçalo Waddington e “Dentro das palavras” de Rui Catalão.
Este ano, o TMG comemora o dia mundial da música com um conjunto de excelentes iniciativas. O grupo de música tradicional Xícara actua a 29 de Setembro, o grupo austríaco de berimbaus Maul&Trommelseuche actua a 30 de Setembro e o português Tiago Sousa, que acaba de lançar o novo disco "Walden Pond's Monk", actua a 1 de Outubro.
Ainda em Outubro, no dia 29 é o Festival de Música Coral da Guarda o destaque. A iniciativa, uma organização do Centro Cultural da Guarda e do TMG, vai contar com a participação do Orfeão do Centro Cultural da Guarda, do Choral Phydellius, do Coro do Círculo Cultural Scalabitano e do Orfeão de Seia.
Em Novembro voltam os Encontros Cinematográficos (a 18, 19 e 20), este ano com organização do TMG e da Luzlinar. Uma iniciativa que vai contar com a presença de cineastas, críticos e programadores. Participam, entre outros, Boris Lehman, Manuela Serra, Manuel Mozos, Regina Guimarães, Saguenail, Luís Miguel Oliveira.
Ainda em Novembro, destaque para a sexta edição do Síntese - Ciclo de Música Contemporânea da Guarda que, para além dos concertos exclusivos do pianista brasileiro Paulo Álvares (dia 4) e do grupo francês Ensemble Les Temps Moderns (dia 3), bem como da tertúlia “Criação Contemporânea em Discurso Directo” (no dia 2), vai ainda contar com 3 três estreias absolutas pelo grupo homónimo do ciclo, encomendadas aos compositores Pedro Amaral, Paulo Vaz de Carvalho e António Chagas Rosa (dia 5).
Quanto aos grandes espectáculos do último quadrimestre do ano, destaque para a Companhia Hulan, da Mongólia, que apresenta a 9 de Setembro, no Grande Auditório, o espectáculo de música, circo, dança e poesia “Hulan Zund”. O espectáculo junta contorcionistas do Circo Nacional da Mongólia e solistas, instrumentistas e cantoras da Orquestra Nacional de Instrumentos Tradicionais.
Em Outubro há dois espectáculos no Grande Auditório: “Margem Esquerda”, de Carlos Mendes, no dia 15, uma viagem musical por temas Zeca Afonso e Adriano Correia de Oliveira, e a cantora Áurea, no dia 22 de Outubro. Detentora de uma voz poderosa e cativante, foi considerada a voz revelação de 2010. Recebeu também um Globo de Ouro na categoria de melhor intérprete individual. Dizem dela que tem «uma voz do tamanho do mundo». Uma nova voz na Soul/Pop nacional.
Seguem-se, no Grande Auditório, os Monges Tibetanos Tashi Lhunpo, a 11 de Novembro, que apresentam um espectáculo com música e dança tradicionais do Tibete. Cantos budistas e mantras, sons de campainhas, trompetes e tambores. Ainda em Novembro, destaque para o espectáculo comemorativo do 812º Aniversário da Cidade da Guarda (dias 26 e 27), uma produção do TMG para a Câmara Municipal da Guarda que pretende celebrar a cidade mais alta através da poesia. O espectáculo junta poesia, música, dança e cinema, e intitula-se “Tão perto do puro azul do céu – A Guarda na poesia”. O espectáculo tem a concepção e coordenação geral de Américo Rodrigues e a selecção de textos está a cargo de António Godinho.
A 17 de Dezembro, actua um dos grandes destaques desta programação, o músico sírio Omar Souleyman. O artista iniciou a sua carreira na música electrónica em 1994. Gravou ‘mais de 500 cassetes’, mas o seu nome só ficou realmente conhecido quando assinou pela editora norte-americana “Sublime Frequencies”. Recentemente, foi convidado a participar no novo disco da artista islandesa Björk (a sair no final de 2011), que o descobriu no Youtube.
No teatro, este quadrimestre, o TMG apresentará “Especialistas” – Teatro Meridional (17 de Setembro), “Kabaret Keuner e Outras Histórias” – Teatro da Rainha (15 de Setembro) e a peça “Amarelo” de Catarina Requeijo (no âmbito do Serviço Educativo, no dia 28 de Setembro) para além, do Tri-Ciclo que já referimos.
Nas produções próprias, para além do espectáculo comemorativo do aniversário da Guarda, destaque para a co-produção Projéc~/Terra na Boca: a peça "D'Abalada". Trata-se de um espectáculo sobre a odisseia da emigração portuguesa dos anos 60. A peça tem autoria e dramaturgia de Jorge Palinhos, a encenação e interpretação é de Luciano Amarelo e a música é de Kubik. Trata-se da 13ª peça do Projéc~.
Nas actividade "Famílias ao Teatro", o TMG apresenta entre Setembro e Dezembro: “Uma Tempestade num copo de água” pela Cassefaz e Shakespeare Women Company a 24 de Setembro, o espectáculo de magia com balões “Globsessión” de Wily Monroe a 15 de Outubro e o espectáculo “Show Park”, do Spasmo Teatro, a 12 de Novembro. Em “Show Park” a companhia mostra o alucinante e absurdo mundo da vida quotidiana sem utilizar uma única palavra e com o estilo característico do Spasmo Teatro.
Nas edições do TMG, entre Setembro e Dezembro, destaque para a série de curtas: “A Raia vista por…”, uma actividade que vem no seguimento de um desafio que o TMG e Junta de Castilla y León fizeram a realizadores portugueses e espanhóis, pedindo-lhes que filmassem a Raia (linha de fronteira que separa Portugal e Espanha), mostrando a sua visão das histórias, das relações sociais e dos acontecimentos entre ambos os povos vizinhos. O resultado pode ser visto nesta sessão a 9 de Dezembro. As curtas serão editadas num DVD que estará à venda nesse dia. De Portugal foram convidados os realizadores Pedro Sena Nunes e João Trabulo; de Espanha, Isabel de Ocampo e a dupla Gabriel Velázquez / Chema de la Peña.
Ainda nas edições, destaque para "Senhor Henri" , de Gonçalo M. Tavares, a peça de teatro radiofónico que o Projéc~ estreou em 2010 e que será agora editada em audiolivro, numa pareceria com editora "A Boca". A pretexto desta edição, o TMG volta a colocar ‘no ar’ a peça: a audição poderá ser feira a 10 de Dezembro no Pequeno auditório.
Nas artes plásticas, destaque para as exposições que vão estar patentes da Galeria de Arte do TMG: “A Memória. Os contos. Os sonhos” de Evelina Coelho, onde a pintora guardense mostra obras inspiradas no universo fantástico dos contos e histórias infantis, de 10 de Setembro a 30 de Outubro. Logo a seguir, “Pintura e objectos à luz do Sol”, de Ana Pimentel, que apresenta trabalhos com pinturas que cooperam com colagens de cores alegres e com efeitos de calor e luz, de 12 de Novembro a 31 de Dezembro.
No Cinema, para além dos Encontros Cinematográficos, o TMG apresentará ainda os filmes “Lixo Extraordinário” de Lucy Walker, “Pina” de Wim Wenders e “As Quatro Voltas” de Michel Frammartino. Em colaboração com o Cineclube da Guarda, “O advogado do terror” de Barbet Schroeder, “Exército Vermelho Unido” de Koji Wakamatsu e “A Teta Assustada” de Cláudia Llosa.
No Café Concerto continua a entrada livre em todas as actividades, à excepção do Clubbing. A música e as tertúlias continuam a dominar o espaço, que neste quadrimestre receberá o Ciclo de tertúlias “Rádio Café”, organizado em parceria com a Rádio Altitude, o Café Desconcerto com Jacinto Lucas Pires, a peça de Teatro/conferência "Como ser feliz em apenas 5 dias" e ainda a música de Hana Kogure (Japão), 60 Cinco Estrelas, FreeTime Café, Xícara, Sofia Ribeiro & Bartolomeo Barenghi Duo, Szabo-Silvera Tango, Couple Coffee e ainda três sessões do Clubbing em colaboração com a 30porumalinha.
No Serviço educativo, destaque para a segunda edição da Oficena - Oficina de expressão teatral e musical entre Outubro de 2011 e Maio de 2012 e ainda para as oficinas orientadas pelo Serviço Educativo do TMG: “A Pintura e a Fantasia”, por Evelina Coelho; “A Música é tudo o que eu quiser”; e “O que mostra a pintura de Evelina Coelho”.

Sem comentários: