terça-feira, 12 de julho de 2011

Transblues começa sexta no Jardim José de Lemos!


Os blues voltam a andar à solta pela Guarda, entre o Jardim José de Lemos e o Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda. Na terceira edição do Transblues – Festival de Blues Béjar Guarda, o TMG e a Junta de Castilla y Léon apresentam entre 15 e 20 de Julho: Greg Izor (EUA) & King Bee (Espanha), Paul Lamb & The King Snakes (Reino Unido), Keith B. Brown Trio (EUA), Mr Blues e One Man Hand.

Na Guarda, o Transblues começa esta sexta, dia 15 de Julho, no Jardim José de Lemos com Greg Izor (EUA) e o quinteto King Bee (Espanha).
Greg Izor é um dos melhores tocadores de harmónica do mundo dos blues. O músico norte-americano mistura sons do Louisiana, de Chicago e do Texas com um estilo muito pessoal, o que acaba por resultar em música tradicional com um toque inovador. Greg Izor vem apresentar à Guarda o seu primeiro trabalho a solo, intitulado “I WAS WRONG”, acompanhado nesta digressão ibérica pelo grupo espanhol King Bee, um quinteto que se dedica fundamentalmente aos blues e que se diz influenciado pelas sonoridades de projectos americanos como The Fabulous Thunderbirds, Gary Primich ou Red Devils, sem que por isso se afaste dos grandes mestres dos blues Muddy Waters ou Little Walter.

No dia seguinte, 16 de Julho, no mesmo palco, actua o grupo do Reino Unido Paul Lamb & The King Snakes. A banda é considerada, desde há anos, a melhor banda de blues britânica, uma reputação que tem sabido manter.
Paul Lamb, o líder do projecto (voz e harmónica), tem trabalhado ao longo da carreira com grandes nomes da música e das mais distintas áreas (da Pop ao Rock); são disso exemplo nomes como Mark Knopfler, The Who, Rod Stewart e Jimmy Nail, entre outros. Com os The King Snakes, Paul Lamb tem editados 14 discos. O projecto actua em média cerca de 250 noites por ano em palcos de todo o mundo.

No domingo, dia 17 de Julho, ainda no Jardim José de Lemos, actua o Keith B. Brown Trio (EUA). Keith Brown é reconhecido pela sua paixão pelos blues do delta do Mississipi. O guitarrista e compositor norte-americano é também senhor de uma das mais belas vozes negras dos blues. A sua fama levou-o a ser escolhido por Martin Scorsese e Wim Wenders para interpretar o papel principal no filme "The Soul of a Man". Integram ainda o Trio de Keith Brown: Sébastien Charlier (harmónica) e Manu Ducloux (baixo).

Na semana seguinte e já no Café Concerto do TMG, no dia 19 de Julho, actua o projecto português Mr. Blues. Trata-se de um dos projectos mais proeminentes de Portugal na vertente dos Blues. A linguagem musical e a vasta experiência dos músicos envolvidos já lhe permitiu tocar em vários Festivais Internacionais de Jazz & Blues fazendo as primeiras partes de artistas como Alvin Lee ou Sharrie Williams.

O Transblues termina na quarta-feira, dia 20 de Julho, com o Luso-canadiano One Man Hand.
O projecto é constituído apenas por um músico que toca em simultâneo guitarras, kazzoo, harmónica, bombo, tarola e pratos de choque. Steve Rego França nasceu em Toronto, Canadá, mas cedo veio para Portugal, dando os primeiros passos na música em 1995. Passou por diversos projectos musicais antes de assumir o projecto One Man Hand, em Dezembro de 2005.

Todos os concertos do Transblues têm entrada livre. No Jardim José de Lemos, os concertos começam às 21h30 e no Café Concerto têm início às 22h00.

Sem comentários: