quarta-feira, 6 de julho de 2011

Festival Internacional de Guitarra da Guarda esta semana no TMG


De 7 a 9 de Julho a guitarra é rainha no TMG. Do Brasil, Nelson Veras traz músicas de Milton Nascimento, Chico Buarque e John Coltrane; de Itália, Giovanni Granno traz músicas românticas reunidas no seu último disco intitulado "Phantasia"; de Espanha, chega-nos a dupla Laura Gonzalez e José Rojo que apresenta um programa de guitarra flamenca. Este é o cartaz da 5ª edição do Festival Internacional de Guitarra da Guarda.

Começa na próxima quinta-feira, dia 7 de Julho, no TMG o Festival Internacional de Guitarra da Guarda. Esta é já a 5ª edição do festival que conta, desde a primeira edição, com a direcção artística do prestigiado guitarrista suíço Dominique Phillot. O festival arranca com o guitarrista brasileiro Nelson Veras, que trará ao Pequeno Auditório as suas versões de temas conhecidos de compositores de renome como Tom Jobim, Milton Nascimento, Chico Buarque e John Coltrane. Nelson Veras é natural de Salvador da Baía (Brasil) e toca regularmente com outros músicos como Steve Coleman, Magic Malik e com o grupo Harmen Fraanje.
Segue-se, no dia 8 de Julho, o guitarrista italiano Giovanni Grano, considerado pela crítica especializada como um dos melhores guitarristas europeus da sua geração. Giovanni Grano tem no seu curriculum mais de mil concertos e mais de uma dezena de Festivais sob a sua direcção artística. “Phantasia” é o seu mais recente trabalho discográfico, que reúne temas românticos para guitarra solo. Um disco editado pela etiqueta italiana “Symposium”,
O festival termina no sábado, dia 9 de Julho, com a dupla de guitarristas espanhóis Laura Gonzalez e José Rojo. A dupla vem apresentar ao TMG um programa de guitarra flamenca com temas da sua autoria.
Laura Gonzalez e José Rojo estudaram ambos Guitarra Flamenca no Conservatório Superior de Música “Rafael Orozco” de Córdoba (Espanha) com os professores Carlos Pacheco Torres, Paco Serrano, Carlos Pacheco, Manuel Martín del Campo, Manolo Franco e “Niño de Pura”. Actualmente, dividem as suas carreiras entre o ensino e a participação em concertos nos principais festivais de guitarra e de Espanha e também de toda a Europa.
Todos os concertos do Festival Internacional de Guitarra da Guarda têm lugar no Pequeno Auditório do TMG às 21h30. Os bilhetes custam 5 euros (para cada concerto) e podem ser adquiridos on-line ou na Bilheteira do TMG.

Sem comentários: