quinta-feira, 4 de junho de 2009

Orquestra Ligeira do Exército actua, hoje, na Praça Luís de Camões


A Orquestra Ligeira do Exército (OLE) irá realizar um concerto na Guarda, hoje, dia 04 de Junho pelas 21h30, na Praça Luís de Camões.
Sediada na Escola Militar de Electromecânica em Paço de Arcos, a OLE iniciou as suas actividades em 1977, sucedendo a uma agrupamento musical militar criado pela Região Militar de Lisboa, que no início dos anos 70 fez furor num programa radiofónico da RDP. Dois anos depois, foi oficializada por Decreto – Lei para representar o Exército Português e colaborar com os outros ramos das Forças Armadas e com Entidades e Organismos Civis. A sua estrutura, em género Big-Band, é composta por cinco saxofones (flauta, flautim, clarinete), quatro trompetes, quatro trombones, dois teclados, duas violas, duas percussões e três vocalistas. Executando composições ligeiras, a OLE tem procurado incrementar o gosto pela música nacional, desenvolvendo para o efeito um trabalho de recolha, instrumentação e difusão de temas de raiz popular, sendo hoje considerada como uma verdadeira “embaixadora” do Exército Português junto da sociedade militar e civil, contribuindo para a afirmação e valorização cultural, a Orquestra é fortemente solicitada para actuar nos mais variados eventos festivos, estimando-se a realização de cerca de 50 espectáculos nos oitos meses de actuação. No entanto, o seu currículo não se resume às fronteiras nacionais, tendo já efectuado variados concertos no estrangeiro, especialmente dirigidos às Comunidades Portuguesas, como a recente deslocação ao estrangeiro por convite do gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, onde a OLE se associou às celebrações dos 30 anos do 25 de Abril, efectuou uma digressão por terras de França e Andorra, o que constituiu um factor de importante proximidade entre Portugal e as suas Comunidades radicadas naqueles países, contribuindo assim, para reafirmar a imagem de um Portugal desenvolvido e moderno.
O concerto insere-se nas actividades promovidas pelo Exército Português no âmbito do exercício militar “VIRIATO 09”, a decorrer no distrito da Guarda.

Sem comentários: