segunda-feira, 8 de junho de 2009

Câmara da Guarda promove a Feira de São João nos dias 23 e 24 de Junho


A Câmara Municipal da Guarda apresentou hoje, durante a tarde, em conferência de imprensa, o programa da Feira de São João que a autarquia promove nos próximos dias 23 e 24 de Junho no Largo João de Deus com a produção da CULTURGUARDA E.M.
Depois do sucesso da edição do ano passado que se saldou com quatro dias de animação intensa e com a participação directa de mais de 400 pessoas e mais de 7500 visitantes, a Câmara Municipal da Guarda volta a apostar na realização do certame.
Colectividades, associações, artesãos, animadores, grupos de música e teatro, vendedores e artistas populares compõem esta evocação da feira de inícios do século XX.
Partindo da venda de produtos tradicionalmente transaccionados nas feiras daquela época, na Feira de São João o visitante encontrará desde os produtos hortícolas ao mel, fruta, manjericos, azeitonas, doces, compotas, vinho, enguias, brinquedos de madeira, biscoitos, frutos secos, feijão, grão de bico, azeite, pão, rebuçados caramelizados e dezenas de outros produtos.
No artesanato marcarão presença o cobertor de papa e das campainhas de bronze de Maçainhas, as tesouras de tosquia do Jarmelo, os cestos em madeira de castanho de Famalicão da Serra ou as facas do Verdugal. Lugar ainda nesta feira para a arte popular de António Ferreira, com os seus trabalhos em madeira.
E como no São João da Guarda o estômago apela ao Caldo de Grão, às sardinhas assadas e às enguias, na Feira várias tasquinhas vão saciar o apetite dos visitantes. A juntar à ementa anterior vão estar o caldo verde, a carne de porco assada, as iscas de fígado, o vinho tinto, o pão e as azeitonas.
Durante os dois dias da feira, entre as 16h00 e as 00h00, a animação no recinto será uma constante, com actuações de meia em meia hora. Música, teatro, animação circense e teatro de robertos são os géneros propostos e assegurados pela participação de vários grupos e colectividades do Concelho e de companhias e grupos profissionais. Na noite de S. João também não faltará a tradicional fogueira com o rosmaninho, acompanhada por um bailarico ao som do acordeão da etnomusicóloga Carla Nunes.

Sem comentários: