terça-feira, 25 de novembro de 2008

Orquestra Nacional do Porto no concerto de aniversário da Guarda, a 27 de Novembro no TMG


A Orquestra Nacional do Porto actua no próximo dia 27 de Novembro, dia de aniversário da Guarda, no Grande Auditório do TMG, às 21h30.
Trata-se de uma actividade levada a cabo pela Câmara Municipal da Guarda, com o apoio do TMG, no âmbito das Comemorações do 809º Aniversário da Guarda.

Esta Orquestra, residente na Casa da Música, no Porto, interpretará a “Sinfonia em Dó maior” de António Avondano, a “Introdução e allegro” de Edward Elgar, o “Concerto para dois violinos e cordas em Ré maior”, de J. S. Bach: Concerto para dois violinos e cordas em Ré menor, BWV 1043”, a “Serenata Nr 3” de Gioacchino Rossini e a “Serenata nr 7 ‘Haffner’, KV250 (andamentos 1-4)” de W. A. Mozart.

A Orquestra Nacional do Porto (ONP) foi criada em 1997 e realizou o seu concerto de estreia como formação sinfónica no dia 1 de Outubro de 2000. Desde então engloba um número permanente de 94 instrumentistas, o que lhe permite executar todo o grande repertório sinfónico desde o Classicismo ao Século XXI.

A origem da Orquestra remonta a 1947, ano em que foi constituída a Orquestra Sinfónica do Conservatório de Música do Porto, mais tarde integrada na Emissora Nacional e, subsequentemente, na Radiodifusão Portuguesa. Em 1989, no âmbito da ‘Régie Cooperativa Sinfonia’, surgiu a Orquestra do Porto com um grupo de 52 instrumentistas permanentes que viria a dar lugar à Orquestra Clássica do Porto. A partir de 1997, a ONP teve a sua sede no Mosteiro de São Bento da Vitória. Passou a residir na Casa da Música desde a sua inauguração, em Abril de 2005, e é parte integrante da Fundação Casa da Música desde Julho de 2006.

O concerto, com início marcado para as 21h30, tem entrada livre mediante o levantamento prévio do ingresso na Bilheteira do TMG.

Sem comentários: