terça-feira, 22 de janeiro de 2008

“O último fazedor de campainhas de bronze de Maçainhas”


O Núcleo de Animação Cultural, em colaboração com o Teatro Municipal da Guarda, lançou o desafio a três jovens criadores da Cidade da Guarda, de diferentes áreas artísticas, para a concepção e criação colectiva da exposição “O último fazedor de campainhas de bronze de Maçainhas”.
João Currais na área da pintura e Fragmnesis (Bernardo Gomes e Susana Milhões) no vídeo vão dar forma e conteúdo à temática das campainhas e do último fazedor de campainhas de bronze, com as quais os animais quebram o silêncio em plena paisagem serrana, produzem sons seleccionados e organizados pelos artesãos do cobre como autênticos cultivadores da música campestre.
O artesão (o último fazedor de campainhas de bronze) é António Bernardo da Fonseca, natural de Maçainhas, aprendeu o ofício com o seu padrinho, quando tinha apenas 12 anos de idade. Actualmente exerce esta arte para satisfazer encomendas de amigos que já nem são pastores.

Esta exposição vai ser inaugurada na Galeria do Paço da Cultura no próximo dia 4 de Fevereiro às 18.00 horas. “O último fazedor de campainhas de bronze de Maçainhas” fica patente até ao próximo dia 29 de Fevereiro. A entrada é livre.

Sem comentários: