quinta-feira, 9 de maio de 2013

Câmara Municipal da Guarda presente em Colóquio sobre Edição Municipal


 
 


 

A Câmara Municipal da Guarda esteve presente no Colóquio Edição Municipal: percursos e desafios que decorreu na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, na passada terça-feira, na Póvoa do Varzim.  
O colóquio dividiu-se em dois painéis, o primeiro intitulado Edição Municipal e Cultura Local, moderado por Henrique Barreto Nunes (Universidade do Minho), reuniu vários profissionais da edição local convidados que se referiram ao percurso da atividade editorial de diversos municípios. Deste modo foi possível constatar o trabalho desenvolvido em Vila Nova de Famalicão, Mafra, Guarda, Torres Novas e na Póvoa de Varzim no campo editorial.
Desafios da Edição Municipal na atualidade deu mote ao segundo painel, moderado por Teresa Cortez (Universidade de Aveiro), e contou com a presença de decisores de alguns municípios com uma significativa atividade editorial.
Luís Diamantino (Vereador da Cultura da Póvoa de Varzim), Fernando Rocha (Vereador da Cultura de Matosinhos), Alexandra Isidro (Município da Guarda) e David Vieira (Município de Óbidos) refletiram sobre o futuro da edição municipal, tendo presente o contexto atual, marcado simultaneamente por constrangimentos orçamentais e pelo aumento da informação em formato digital.
Carlos Morais, Diretor do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, referiu-se à parceria com o município poveiro na organização deste colóquio com o objetivo de promover a partilha de experiências relevantes e suscitar uma reflexão profícua entre profissionais, decisores e investigadores de diversas áreas, interessados em debater esta vertente das políticas culturais municipais.

Sem comentários: