segunda-feira, 1 de abril de 2013

Projecto Andarilho continua a animar o concelho


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
No próximo fim-de-semana o Projecto Andarilho animará três aldeias do concelho.
No dia 6 de abril, em Aldeia Viçosa, pelas 17h00, poder-se-á assistir a uma atuação do Rancho Folclórico do Centro Cultural da Guarda.
O Rancho Folclórico fundado em 1967, por Afonso Sanches de Carvalho, é um mensageiro do folclore desta vasta região serrana. O típico traje de pastor e aguadeira, bem como o vastíssimo repertório que engloba canções e danças  tornam-no um embaixador dos nossos usos, costumes e tradições. É particularmente característica a dança da roda que se insere na coreografia, bastante engenhosa, de quase todas as danças. Cerca de cinquenta elementos vivem, convivem, cantam e dançam a vivência cultural de um povo marcado pela geografia, pelo clima e pelo encanto beirão.
No dia 7, em Maçainhas, pelas 14h30, o Grupo de Concertinas “Estrelas da Serra” animará mais um Aniversário da Associação Cultural e Desportiva “Os Beirões” de Maçainhas.
As “Estrelas da Serra” são um grupo de música tradicional cujo objetivo é divulgar um pouco da nossa cultura musical, transmitir alegria e levar boa disposição a todos os que queiram ouvir. É constituído por nove elementos com as suas concertinas e um bombo.
Também no dia 7, pelas 15h00, na Vela, é a vez do Grupo de Concertinas “Pux’ó Fole” da Sequeira levar alegria e animação a mais uma povoação do concelho.
O Grupo de Concertinas “Pux’ó Fole” da Sequeira é um dos projetos da Associação Cultural, Social e Recreativa. Composto por cerca de doze elementos, adultos e crianças, o grupo junta-se assim a outros cujo repertório é constituído por música tradicional portuguesa. Desde há dois anos que têm levado a muitas aldeias o “nosso” folclore.
As iniciativas programadas pelo Núcleo de Animação Cultural contam com o apoio das coletividades participantes.

Sem comentários: