quarta-feira, 20 de junho de 2012

O melhor São João é na Guarda!

Nos dias 23 e 24 de Junho (sábado e domingo) o Largo João de Deus, na Guarda volta a transformar-se, entre as 14h00 e as 24h00, no recinto da Feira de São João.
Trata-se, uma vez mais de uma produção da Culturguarda, E.M. para a Câmara Municipal da Guarda.
Nesta edição, à semelhança do que vem acontecendo nos últimos 4 anos, pretende recriar-se o ambiente da Feira de São João (com a troca e venda de produtos da região) de início do século XX, juntando-lhe um programa lúdico que inclui Teatro, Música, Jogos Tradicionais e um baile de São João onde não falta a tradicional fogueira, tentando reproduzir o ambiente que se vivia nas feiras antigas.
Trata-se de uma das mais antigas feiras da região. O certame, anual, era considerado de grande importância económica para a região durante o século passado. A feira juntava feirantes e populares de toda a região e outras zonas do interior do país.
Entre outros objectivos, esta feira pretende: promover e recuperar as artes e saberes tradicionais caracterizadores da região da Guarda; recriar uma realidade histórica com intuito de a fazer perdurar na memória colectiva; valorizar e preservar o património histórico-cultural e etnográfico da Guarda e das aldeias do concelho; evidenciar a Feira de S. João para as gentes locais e para o desenvolvimento da cidade e da região; divulgar a cidade e a região através do evento; envolver a população local de forma a criar uma dinâmica cultural na qual se revejam como elementos participativos; envolver as colectividades locais, promovendo o associativismo como motor de desenvolvimento local.

O que poderá comprar na feira
Para além de muitas participações individuais, a Feira de S. João conta com a forte e efusiva adesão de colectividades que se juntam à festa ora com a venda de produtos, ora com a animação do recinto.
Cestos, esculturas em madeira, foles, ferragens e alfaias, tesouras de tosquia, facas, campainhas de bronze, cobertores de papa, mantas de trapos, tecelagem manual de linho e tapetes, são alguns dos produtos artesanais que vão estar disponíveis para venda nesta feira. Mas também os produtos da terra marcam presença com hortaliças, tremoços, azeitonas, manjericos, flores e frutas da época, entre outros.
Os comes e bebes tão pouco foram descuidados, para além da tradicional sardinha assada com pimentos, o caldo de grão típico da Guarda e as deliciosas enguias que vão estar disponíveis em vários pontos da feira, haverá também azeite, vinho, castanha em calda, pão, biscoitos, chocolates, bolachas, compotas, filhós, diversos licores, torresmos, pataniscas e bolinhos de bacalhau, queijo da serra, enchidos da região e bolos, entre muitas e muitas outras iguarias.
Os feirantes são na sua maioria provenientes de todo o concelho da Guarda e também, do distrito e da Região. Exemplo disso são algumas participações vindas de Trancoso, Seia, Tortosendo, Almeida, Manigoto, Gouveias, Sabugal, Freixedas, entre outros.

A animação
Este ano, a animação da feira estará entregue exclusivamente às colectividades do concelho da Guarda, que vão animar o recinto com pequenas representações teatrais, cantares, ranchos folclóricos, concertinas, bombos e jogos tradicionais. Participam nesta 5ª edição da Feira de São João: Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo – Ronda do Jarmelo; Associação Cultural, Social e Recreativa da Sequeira – Grupo de Cantares da Sequeira; Rancho Folclórico da CERCIG; Grupo de Cantares da Arrifana – Associação Cultural; Grupo de Cantares S. Miguel da Guarda “A Mensagem”;  Grupo de Concertinas Estrelas da Serra; Rancho Folclórico de Videmonte; Aquilo Teatro; Alunos de Animação Sociocultural do IPG; Raiz de Trinta – Associação Juvenil - Grupo de Bombos “Trinta por uma Linha”; Associação de Jogos Tradicionais da Guarda; Centro Cultural da Guarda - Rancho Folclórico da Guarda; Centro de Cultura e Desporto de Aldeia do Bispo - Camponeses de Aldeia do Bispo e a Tuna Feminina do Instituto Politécnico da Guarda, Egitúnica.

A concertina e o acordeão animam o Baile de São João
Como habitualmente, um dos pontos altos da Feira de São João está marcado para a noite de 23 de Junho: a tradicional fogueira de rosmaninho e bela-luz e a queima da boneca que termina com o Baile de São João, que reúne, todos os anos, centenas de pessoas no Largo João de Deus.
Nesta edição, o baile será “abrilhantado” pelo "Acordeão em Espectáculo", de Rodrigo Maurício, Patrícia Santos & João Paulico.
Trata-se de um projecto musical que está baseado no trabalho desenvolvido por Rodrigo Maurício, apresentando Música Tradicional Portuguesa e do Mundo, juntando sonoridades e arranjos próprios. Trata-se de um espectáculo em trio: 2 acordeões e uma concertina, com um repertório que, de certeza, irá ao encontro do gosto do público da Feira de São João.

Sem comentários: