terça-feira, 12 de junho de 2012
Cine-concerto: curtas com música de Kubik, Micro Animal Voice e Élia Fernandes
No sábado, dia 16 de Junho, o TMG apresenta duas obras-primas do cinema mudo e um filme “mudo” por opção estética que vão ser musicados ao vivo por três músicos: Kubik, Micro Animal Voice e Élia Fernandes. O Cine-Concerto está marcado para as 21h30 no Pequeno Auditório.
Do fascinante cinema experimental de Man Ray (“Emak-Bakia”), passando pelo expressionismo plástico do russo Eisenstein (“Romance Sentimentale”), até à experiência fílmica de Samuel Beckett (“Film” com Buster Keaton), estas são três propostas artísticas diferentes que resultarão em três experiências audiovisuais marcantes.
“Romance Sentimentale” de Sergei Eisenstein e Grigori Alexandrov é a primeira das curtas da noite a ser musicada. Kubik, o projecto de música electrónica de Victor Afonso, artista da Guarda com larga experiência musical no rock, na improvisação, na música experimental e na electrónica é o artista que irá musicar esta curta. O percurso de Kubik começou há 13 anos com os Prémios Maqueta 1999. Dois anos depois, em 2001, foi revelação musical para o jornal Público. Seguiram-se três discos, todos eles aclamados pela crítica especializada e incluídos nos melhores dos respectivos anos por várias publicações: “Oblique Musique” (2001),“Metamorphosia” (2005) e “Psicotic Jazz Hall”, uma edição do TMG (2011). Compôs ainda música original para três filmes mudos e também para espectáculos de bailado, teatro, exposições, curtas-metragens e performances.
Segue-se, neste Cine-Concerto, a curta “Emak – Bakia” de Man Ray que será musicada pelo projecto Micro Animal Voice, do guardense Tiago Rodrigues. O músico tem trabalhado para diversos suportes e espectáculos, destacando-se o tema original do Julgamento e Morte do Galo do Entrudo de 2011; a paisagem sonora do espectáculo "Absinto: a fada verde" em 2011; a participação na apresentação do disco cicatrizando: acção poética e sonora de Américo Rodrigues, em 2010 e a publicação de um tema original na fanzine "UPS!" #4, do Aquilo Teatro, em 2007.
O Cine-Concerto termina com a curta “Film”, de Samuel Beckett, que será musicada ao vivo por Élia Fernandes. A pianista guardense estudou nos conservatórios, Regionais de Covilhã e Castelo Branco. Estudou Composição, Análise e Técnicas de Composição com o Maestro Cristopher Bochmann.
Participou em recitais de poesia e fez música original para peças de teatro no grupo de Teatro Aquilo. No âmbito da música improvisada, colaborou com Luís Desirat, Nuno Rebelo, Américo Rodrigues, Greg Moore e Jean François Lézé, entre outros.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário