Música,  dança, cinema, fotografia e vídeo misturam-se no espectáculo  Comemorativo dos 812 anos da Guarda que estreia no sábado, dia 26 de  Novembro (21h30) no Grande Auditório e sobe ao palco novamente no dia 27  (16h00). O espectáculo que revisita a poesia de escritores da Guarda -  ou que a ela estão ligados -  é dirigido por  Américo Rodrigues e protagonizado por José Neves, actor residente do  Teatro Dona Maria II. O espectáculo chama-se "Tão perto do puro azul do  céu [
«O  ponto de partida deste espectáculo é de grande simplicidade: homenagear  a Guarda através da poesia. Porém, também pode ser: homenagear a poesia  através da Guarda.
O  espectáculo (…) utiliza a poesia que se escreveu sobre a Guarda, por  moradores ou forasteiros, para celebrar mais um aniversário da nossa  cidade. Isto porque a Guarda tem apaixonado sucessivas gerações de  poetas. Alguns deles, excessivos, vêem nela o “centro do mundo”. Pelo  menos, o centro do seu mundo. Outros olham para ela com olhos críticos.  Que também podem ser os da poesia. 
Oito  séculos de poesia.» — explica, no texto de apresentação do espectáculo,  o Coordenador, encenador e co-guionista Américo Rodrigues.
Sempre  com a poesia como pano de fundo, o espectáculo percorrerá textos de  vários escritores guardenses ou com fortes ligações à cidade mais alta  desde os tempos da fundação da cidade à contemporaneidade.
Alberto  Dinis da Fonseca, Américo Rodrigues, António Godinho, António Monteiro  da Fonseca, Augusto Gil, D. Sancho I, Eduardo Lourenço, João Bigotte  Chorão, João Patrício, José Augusto de Castro, José Manuel S. Louro,  José Monteiro, Ladislau Patrício, manuel a. domingos, Miguel Torga,  Osório de Andrade, Pedro Dias de Almeida e Políbio Gomes dos Santos  serão alguns dos autores revisitados neste espectáculo.
Em palco, para além de José Neves, que dará corpo e voz aos poemas, estarão artistas que vão da música à dança ou ao cinema.
Na  música: o percussionista Marcos Cavaleiro, o guitarrista Rogério Pires,  o pianista João Mascarenhas, o multi-instrumentista Kubik, o cantor Rui  Pedro Dias, o projecto Assobio (César Prata e Vanda Rodrigues), o  alaúde e a guitarra eléctrica de José Tavares, a voz de Helena Neves e o  piano de Domenico Ricci.
No  cinema, uma curta-metragem do realizador António Lopes. Na dança, a  coreografia e a interpretação da bailarina Sara Vaz. Na fotografia, as  imagens captadas por Armando Neves. A visão gráfica para um poema, do  designer e especialista 
Trata-se  de uma produção do Teatro Municipal da Guarda para a Câmara Municipal  da Guarda. A selecção de textos é de António Godinho, que partilha  também a co-autoria do guião deste espectáculo com Américo Rodrigues.
No final do espectáculo do dia 26 de Novembro (Sábado), o TMG organiza uma Jam Session no Café Concerto na qual participam alguns dos artistas envolvidos no espectáculo do Dia da Cidade. A entrada para a Jam Session é livre.
Foto de ensaio de Armando Neves /TMG
Sem comentários:
Enviar um comentário