segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Encontros Cinematográficos realizam-se esta semana no TMG



Pelo segundo ano consecutivo, o TMG e a Associação Luzlinar organizam no TMG os Encontros Cinematográficos. A iniciativa decorrerá nos próximos dias 18, 19 e 20 de Novembro no Teatro Municipal da Guarda. À semelhança do encontro anterior, a organização pretende reunir um grupo heterogéneo de cineastas, críticos e programadores, «persistindo em revelar um conjunto de cinematografias singulares na perspectiva de explorar as suas relações e diferenças». E nesse sentido, Manuela Serra, Boris Lehman, José Nascimento, Manuel Mozos, Regina Guimarães, Saguenail, Carlos Melo Ferreira, Maria João Madeira e Luís Miguel Oliveira são os convidados desta edição.

Durante três dias, num ambiente informal, a organização convida o público a assistir à projecção de 11 filmes, distribuídos por três blocos constituídos por duas projecções e um encontro entre convidados e público, e por um quarto bloco que inclui uma retrospectiva integral da obra de ficção do realizador Manuel Mozos.

Os encontros começam na Sexta, dia 18, com o filme “O movimento das coisas”, de Manuela Serra, às 21h00, no Pequeno Auditório. Seguir-se-á, às 22h30, o encontro com a realizadora e ainda com Manuel Mozos. O primeiro dia termina com o filme “Freedom”, de Sharunas Bartas.

No sábado, dia 19, os encontros iniciam-se com master class de Boris Lehman sobre “A Auto-ficção”, que contará com a participação de Regina Guimarães e Saguenail, às 11h00. O segundo dia dos encontros prossegue às 14h30 com o filme “Homme Portant”, de Boris Lehman, e às 15h45 com o encontro do mesmo realizador e de Regina Guimarães com o público dos encontros. Seguem-se logo depois “Dernière Scène” e “Couple Regards Positions”, também de Boris Lehman.

À noite, ainda no Sábado, às 21h00, será visionado o filme “Tarde demais”, de José Nascimento, e após o filme seguir-se-á o encontro com o realizador e Carlos Melo Ferreira. O segundo dia dos Encontros termina com o fime “Jaime”, de António Reis.

No Domingo, dia 20, os Encontros estão dedicados em exclusivo à exibição da obra integral de Manuel Mozos. A saber: “Um passo outro passo e depois”, às 14h30; “Xavier”, às 15h45; “…Quando troveja”, às 21h00 e “4Copas”, às 21h00. O encontro com o cineasta será a meio da tarde às 17h30 e contará com a participação de Luís Miguel Oliveira e de Maria João Madeira.

O Bilhete Geral dos encontros é de 7,5€ euros (não inclui a Master Class, cujo bilhete é de 5 euros)

De referir ainda que a organização servirá jantares no TMG no Sábado e Domingo, com possibilidade de menu vegetariano. Cada refeição custa 10 euros e inclui sopa, prato principal, salada e fruta.

Sem comentários: