quinta-feira, 12 de maio de 2011

Visitas encenadas à Sé Catedral da Guarda


Depois do sucesso da iniciativa “Passos à volta da memória” [uma visita ao Centro Histórico da Guarda] que ultrapassou todas as expectativas da organização, a Culturguarda E.M. volta a contar com a parceria da Câmara Municipal da Guarda para uma nova edição da actividade, desta feita, com uma visita encenada ao ex-libris da cidade mais alta entre 7 de Junho e 31 de Agosto.
A Sé Catedral será revelada ao público numa visita que é também uma viagem no tempo e na imaginação. O magnífico retábulo, as vigilantes gárgulas, os recantos escondidos… Um actor guiará os visitantes, contando histórias e segredos sobre o monumento mais querido dos guardenses, uma das mais antigas, bonitas e imponentes catedrais de Portugal.
A iniciativa volta a ter concepção e coordenação geral de Américo Rodrigues, é encenada por Antónia Terrinha, seguindo o texto de Pedro Dias de Almeida (editor de Cultura da Visão) e terá a interpretação dos actores Miguel Moreira e André Amálio que, em períodos diferentes, guiarão o público.
A organização distribuirá aos visitantes o “Esboceto histórico-artístico da Sé Catedral da Guarda”, monografia sobre a Sé Catedral da Guarda da autoria do historiador de arte João Paulo Martins das Neves.
As visitas realizam-se de terça a sexta-feira com sessões às 10h30 e às 16h00 e aos sábados com uma sessão às 17.30.
“Passos à volta da memória [uma visita encenada à Sé Catedral da Guarda]” tem o apoio da Diocese da Guarda e do Ministério da Cultura, através da Direcção Regional de Cultura do Centro.
Trata-se de uma actividade levada a cabo no âmbito do Projecto Teatralização do Centro Histórico, fruto da candidatura “Política de Cidade - Parcerias para a Regeneração Urbana Eixo 2 - Desenvolvimento das Cidades e dos Sistemas Urbanos” e através do Programa Mais Centro do Quadro de Referência Estratégico Nacional.

Sem comentários: