segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Programação do TMG para o 1º trimestre do ano


Na música, Hermeto Pascoal, Fátima Miranda, The Young Gods, John Tilbury, Carminho e Red Trio; no teatro, Circolando com “Mansarda”, Corda Bamba com o “Tributo a Buster Keaton”, Materiais Diversos com “Philosofia do Gabiru”, o Projéc~ e a Art’imagem com “A Acácia Vermelha” de Manuel Poppe, e a Companhia Calamar com a peça “Lola”; na literatura, Manuel Poppe, João Tordo e valter hugo mãe; nas artes plásticas, Albuquerque Mendes e António Olaio; na dança, o bailarino dervish Ziaya Azazi e o baile interactivo “Flocking”, da Pé de Xumbo e Artshare. E ainda o Ciclo Manuel Poppe com teatro, um recital, um livro, uma tertúlia e uma oficina. Estes são os destaques da nova programação do TMG para o primeiro trimestre do novo ano! Em 2011 o TMG tem também novos embaixadores. São sete os novos Anjos da Guarda. Outra novidade é também a entrada livre em todas as actividades do Café Concerto.

Em 2011 continua a aposta do TMG numa programação diversificada e cosmopolita. Logo em Janeiro, destaque para o concerto de Carminho, no dia 15. A “nova” voz do fado vem apresentar ao Grande Auditório do TMG o seu primeiro disco, “Fado”. Segue-se, no dia 14, no Pequeno Auditório, “Um mundo muito próprio – Tributo a Buster Keaton” da Corda Bamba, um divertido espectáculo de “novo clown”.
No dia seguinte, 15 de Janeiro, é inaugurada na Galeria de Arte a exposição “Trancoso, 17 de Março de 1953” da autoria de Albuquerque Mendes. No dia 21, na caixa de palco do Grande Auditório é a Pé de Xumbo e a Artshare que apresentam o baile interactivo “Flocking” no qual o público é transformado em bailarino e o palco em pista de dança, cada movimento dá origem a um som. Janeiro fecha com chave de ouro no TMG. A diva espanhola Fátima Miranda apresenta em estreia mundial o seu novo espectáculo, “perVERSIONES”. Os críticos dizem-na “Inclassificável” e ao mesmo tempo comparam-na a Meredith Monk e a Diamanda Galas, «o corpo com forma de voz» como lhe chamou em tempos Fernando Magalhães.

Em Fevereiro, logo no dia 1, os suíços The Young Gods apresentam o seu mais recente disco, “Everybody knows”, o décimo quinto disco de uma carreira de 25 anos. E no dia 5, é o pianista do Reino Unido John Tilbury que vem apresentar ao TMG o espectáculo “What time is it?”. No dia 12 é a vez da Circolando apresentar um espectáculo a meio caminho entre a poesia e o teatro: “Mansarda” sob a direcção artística de André Braga e Cláudia Figueiredo. Fevereiro é também o mês em que o TMG promove em colaboração com a Câmara Municipal da Guarda um ciclo dedicado ao romancista, cronista e dramaturgo Manuel Poppe. O Ciclo Manuel Poppe começa a 22 de Fevereiro com a apresentação do livro do autor, “A Acácia Vermelha”, uma edição do TMG à qual se segue a tertúlia literária Café Desconcerto. No dia 23 de Fevereiro, destaque para a estreia da peça “A Acácia Vermelha”, de Manuel Poppe, uma co-produção do Projéc~ e da Art’imagem que conta com a encenação de Valdemar Santos. A peça ficará em cena até ao dia 26. O ciclo fecha com um recital intitulado “A Guarda na obra de Manuel Poppe”.

Março começa com a música improvisada do Red Trio, um grupo que explora uma das mais prolíferas formações de Jazz: piano, contrabaixo e bateria. Destaque também, a 16 de Março, para o espectáculo “Dervish” do bailarino turco Ziya Azazi, um espectáculo exclusivo TMG onde o artista irá apresentar duas coreografias baseadas na dança ancestral dos sufis.
A 18 de Março actua um dos grandes destaques deste trimestre, o mais importante multi-instrumentista brasileiro e uma das maiores referências da música vinda do lado de lá do Atlântico. O inclassificável Hermeto Pascoal apresenta-se em duo com Aline Morena no Grande Auditório. Juntos vêm apresentar o recente disco “Bodas de latão”. O duo promete música universal que vai de Piazolla ao cancioneiro nordestino. No dia 25 é a vez da “Philosofia do Gabiru”, de Raul Brandão e Nelson Guerreiro. Esta peça da Materiais Diversos tem direcção artística e encenação de Martim Pedroso. E é também em Março que o TMG inaugura a exposição “Shall I vote for Elvis?” do artista plástico e também músico António Olaio.

De referir ainda que o TMG inicia neste trimestre um ciclo de tertúlias literárias ao qual chamou de Café Desconcerto e que tem como convidados os escritores João Tordo (28 de Janeiro), Manuel Poppe (22 de Fevereiro) e valter hugo mãe (3 de Março). Estes encontros com escritores têm lugar no Café Concerto que este trimestre passa também a receber sessões de Clubbing nos dias 8 de Janeiro, 19 de Fevereiro e 19 de Março. Outra novidade da nova programação é a entrada livre que passam a ter as actividades organizadas pelo TMG no Café Concerto. A música dançável de B. Riddim, o “Cantor Romântico” Gonçalo Gonçalves, o Chorinho brasileiro da Roda de Choro de Lisboa, são algumas das diferentes sonoridades que há para ver e ouvir ao longo deste trimestre no TMG.
A iniciativa Famílias ao Teatro tem continuidade em 2011. O TMG continua a apostar em sessões para o público das famílias aos sábados à tarde, uma vez por mês. O filme “O Circo”, de Charles Chaplin é a proposta de Janeiro (dia 22), a oficina/espectáculo “Trava ou Destrava Línguas segue-se a 19 de Fevereiro e em Março, no dia 19, é a vez da companhia espanhola Calamar Teatro apresentar a divertida peça “Lola”.
Destaque ainda para o Serviço Educativo, que para além da sua programação regular, tem duas novidades este trimestre. A saber, a “OfiCena”, uma oficina teatral de longa duração para jovens, que será orientada por Américo Rodrigues e “A idade do som”, uma oficina de música que tem por destinatário o público sénior e que é orientada por Élia Fernandes e Victor Afonso, do Serviço Educativo.

À imagem do que aconteceu este ano, em 2011, o TMG vai contar com novos embaixadores: os “Anjos da Guarda”, amigos que se associam à divulgação das actividades do Teatro Municipal da Guarda. São eles: António José Teixeira (jornalista), Jorge Barreto Xavier (jurisrta, gestor cultural), Maria José Dinis da Fonseca (sócioterapeuta e pedagoga curativa), Rui Nuno (actor), Rogério Pires (músico), Domenico Ricci (músico e professor) e Carvalho Rodrigues (cientista e professor).

Sem comentários: