terça-feira, 14 de dezembro de 2010

César Prata e Campanula Herminii com novos discos esta semana!


Esta semana tem lugar o lançamento de dois discos de autores da Guarda com a etiqueta do TMG. Na quinta, dia 16, César Prata dá novo capítulo às Canções do Ceguinho com o disco “Canções de Cordel”. E na sexta é a vez dos Campanula Herminii editarem Cumeada, o seu segundo disco.
No disco “Canções de Cordel, César Prata conta com as colaborações de várias pessoas ligadas às mais variadas áreas artísticas como Kubik, B.Riddim, José Neves, Sandra Santos, Tatiana Fonseca, Vanda Rodrigues e Américo Rodrigues. “Canções de Cordel” reúne as canções normalmente impressas em folhetos que eram vendidos em feiras por cegos, que eram também músicos e cantores. As canções relatavam episódios épicos e quase sempre trágicos: verdadeiras histórias de faca e alguidar! O disco tem arranjos, gravação e masterização de César Prata. De referir ainda que este disco integra a colecção “A Ieltsar se vai ao longe” do Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Universidade Nova de Lisboa.
No Café Concerto, na quinta-feira, o TMG apresenta a versão cénica do disco na qual César Prata é acompanhado em palco por Tatiana Guedes da Fonseca, Sandra Santos, Vanda Rodrigues, Margarida Prata, Agostinho da Silva, Carlos Lopes e Américo Rodrigues. À música junta-se então o teatro, o teatro de sombras, o vídeo e ainda uma fotonovela. A versão cénica das “Canções de Cordel” tem a concepção e encenação de Américo Rodrigues, vídeo original de Mecca e fotonovela realizada por Tiago Rodrigues.
No dia seguinte, Marcos Cavaleiro, Mário Costa, Pedro Lucas e Miguel Cordeiro: os Campanula Herminii apresentam no Pequeno Auditório do TMG, às 21h30, o seu segundo disco de originais, intitulado “Cumeada”. No disco, o grupo contou com várias colaborações como Artur Fernandes, Jeffery Davis, Luís Ribeiro, Marco Figueiredo, Nico Tricot e Susana Santos Silva. “Cumeda” foi composto na íntegra pelos Campanula Herminii, a gravação foi feita por João Brandão e Diogo Oliveira nos Estúdios Sá da Bandeira no Porto e a mistura e masterização são de Mário Barreiros. No palco do Pequeno Auditório na sexta-feira, os Campanula Herminii vão contar com a colaboração dos músicos Luis Ribeiro no banjo, Joaquim Rodrigues no acordeão, melódica e laptop e Artur Fernandes na concertina.

Sem comentários: