terça-feira, 10 de agosto de 2010

“Nau – Grupo de Música Tradicional Portuguesa” e “Grupo de Cantares Ontem, Hoje e Amanhã” de Maçaínhas encerram Vallecullia


No próximo fim-de-semana, em Valhelhas, após um mês de animação, terminará o Festival Vallecullia.
A encerrar este evento, poder-se-á assistir aos seguintes espectáculos:

- “Nau – Grupo de Música Tradicional Portuguesa”, dia 14 (Sábado), pelas 22h00
O grupo nasceu, em 1999, através de um convite apresentado a José Pedro Grazina para um espectáculo de Tributo a "Zeca Afonso". Tal como um "navio" que ao tocar novos portos deixa e recolhe "tripulação", também por este projecto têm passado diversos músicos, que com a sua maneira muito pessoal de estar e sentir a música o enriqueceram. É um grupo acústico onde predominam sobretudo os arranjos vocais. A formação presente teve origem em 2005, estando neste momento a trabalhar temas que irão fazer parte do seu CD, com saída prevista em 2011. Nele faz-se uma abordagem à "Universalidade" da Cultura Portuguesa com temas originais do grupo, de José Afonso, Fausto, Vitorino, Trovante, autores de Angola, Moçambique e Cabo Verde, assim como foram musicados alguns poemas do poeta árabe Al-Mu.tamid.

- “Grupo de Cantares Ontem, Hoje e Amanhã” de Maçaínhas, dia 15 (Domingo), pelas 21h00
Do gosto pela música, mais propriamente pelos cantares da região e da vontade de preservar esses mesmos cantares, nasceu em Maçaínhas, no ano de 2002, o Grupo de Cantares “ONTEM E AMANHÔ que se tem dedicado a divulgar as cantigas que outrora animavam os serões, as festas e as actividades agrícolas.
Conta ainda com os resultados das aprendizagens efectuadas na Escola de Música de Maçaínhas à qual esteve fortemente ligado. Aí, os jovens colocam os seus dotes musicais à prova, nomeadamente na viola, cavaquinho, concertina e flauta, não só executando temas populares como também recriando alguns.
O grupo conta com a participação de jovens e adultos, daí o seu nome – “Ontem” representa a recolha das tradições, os adultos, “Hoje” a vivência actual do grupo e “Amanhã” o futuro do grupo, os jovens que continuarão o trabalho agora iniciado.

O Festival Vallecullia, organizado pela Câmara Municipal da Guarda e pela Junta de Freguesia de Valhelhas contou com 10 espectáculos, de fado, música tradicional e popular e com um baile intitulado “Baile da Paróquia”.

Sem comentários: