sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Jogos de outros tempos, nas Tardes de Matemática, dia 13 de Setembro


A matemática está presente em tudo. Das investigações criminais aos jogos, da física à nanotecnologia. E a partir do próximo sábado, se fará presente também na Guarda, nas sessões das Tardes de Matemática que se realizam pela primeira vez (pelas 15h30) na Biblioteca Eduardo Lourenço.
Os jogos serão a estrela da primeira sessão. Rithmomachia, o mais antigo jogo pedagógico de sempre, foi por 500 anos utilizado no ensino da matemática pitagórica. O Jogo Real de Ur e o Senet são exemplo milenares que nos chegam do Oriente. E de África vem a Mancala, uma competição aritmética de grande complexidade. Tudo isto será apresentado numa linguagem acessível ao público de todas as idades por Jorge Nuno Silva (Universidade de Lisboa), co-organizador da competição Jogos Matemáticos, que todos os anos reúne milhares de alunos de escolas de todo o país.

Jorge Nuno Silva é Professor Auxiliar do Departamento de Matemática Pura da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. É director do Jornal de Matemática Elementar, da Sociedade Portuguesa de Matemática, e co-autor de diversos livros, entre os quais Jogos Matemáticos, Jogos Abstractos.

A palestra terá duração de uma hora, seguida de uma conversa com o público. As Tardes de Matemática ocorrem desde 2001 em Lisboa, tendo-se espalhado por todo o país. São uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), e na Guarda contam com o apoio do Centro de Estudos Ibéricos e do Instituto Politécnico da Guarda.

Para mais informações, favor contactar:
Gabinete de Imprensa da SPM: Renata Ramalho, 21 798 6353 / 960 131 220, imprensa@spm.pt

Mais tardes de matemática:

27 de Março de 2010
A força dos menores
Fernando Rosado, Universidade de Lisboa

8 de Maio de 2010
Culpado ou inocente?
Adérito Araújo, Universidade de Coimbra

5 de Junho de 2010
A matemática da nova física
Carlos Fiolhais, Universidade de Coimbra

Sem comentários: