sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Aquilo Teatro organiza diversas actividades

O Aquilo Teatro, na primeira metade deste novo ano, vai apostar forte num conjunto de actividades que serão causa de enriquecimento para todos os que delas possam usufruir directa e indirectamente. Vai apostar na formação a diversos níveis, porque considera essencial a componente formativa em todos os processos de criação artística: essencial para o próprio grupo e para a cultura da nossa cidade. Assim, nos dias 6 e 13 de Fevereiro, e aproveitando o espírito tão peculiar da época carnavalesca, desenrolar-se-ão os workshops de Salsa e de Samba respectivamente, orientados por Paulo Miranda.
Dias 15, 22 e 29 de Março o “Aquilo” irá promover pela segunda vez o Workshop de Escrita Criativa “Página Branca”, orientado por Susana Celina. Neste workshop serão utilizadas ferramentas criativas e técnicas para combater reumatismos escritos, como "não tenho imaginação", "perdi todas as boas ideias", "não sei escrever", "tenho bloqueio"... É dirigido a todos os que querem revolucionar a sua relação com a escrita.
Em Abril, nos dias 12, 13 e 15, Elisabete Fernandes irá orientar um Workshop de Construção de Jogos e Técnicas de Animação para Seniores, desafiando todos os interessados a experimentarem técnicas simples que “deliciarão” os nossos cidadãos mais velhos.
No dia 29 de Maio, Paulo Miranda será o responsável pelo Workshop de Iniciação ao Sapateado cujo principal objectivo é a aprendizagem dos passos básicos, sendo que a sua mecânica deve ser bem compreendida e assimilada pelo participante. Para isso o orientador deixará bem claro o tempo dos movimentos dos pés, mostrando a importância em diferenciar as batidas fracas, fortes, rápidas e lentas. As qualidades físicas básicas desenvolvidas no sapateado são: força, resistência, agilidade, coordenação, equilíbrio e velocidade, sendo que são um óptimo exercício para o corpo e mente.
De 22 de Junho a 22 de Julho o “Aquilo” irá promover novamente o atelier de teatro para jovens “artistas”, intitulado “Toc!Toc!Toc!”. Neste atelier de verão, iremos fazer e aprender teatro, a brincar! Sempre num ambiente de alegria e diversão. Uma série de exercícios práticos que levarão os jovens artistas a descobrir, por si... o que é fazer teatro. Os participantes irão evoluir, adquirindo alguns conceitos básicos sobre o teatro, num programa próprio e desenvolvendo outros que já possuam, sem pressas, ao seu ritmo e, sobretudo, aproveitando ao máximo as capacidades de cada um.
Relativamente aos Ateliers de Expressão Dramática 2009/2010, formação de longa duração, que o “Aquilo” tem vindo a desenvolver desde 2006, estreará no dia 26 de Março, 4 mini peças criadas pelos participantes do 2º e 3º ano, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Teatro. Em Maio, como resultado final do trabalho desenvolvido no 1º, 2º e 3º ano do Atelier estrearão as peças de teatro “Anacleto” e “Um Suco Natural”.
Quanto às grandes produções está previsto para o fim de Março a estreia de uma peça de teatro com encenação de Antónia Terrinha. No fim de Abril estreará outra produção igualmente com encenador convidado.
Todos os workshops decorrerão na sede do “AQUILO” - Largo do Torreão – Guarda.
Para mais informações: www.aquiloteatro.wordpress.com, 271222499 ou 962550825.

Sem comentários: