quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Nova programação do TMG já disponível

O Acto Seguinte – Festival de Teatro da Guarda é o grande destaque do arranque da nova temporada do TMG. O festival traz uma dezena de propostas teatrais à cidade mais alta entre os meses de Setembro e Outubro, destacando-se no cartaz a Ópera de Câmara “Jerusalém”, com música de Vasco Mendonça, Libreto de Gonçalo M. Tavares e encenação de Luís Miguel Cintra e a estreia em Portugal da peça “Na(s)cer Cansado”, a partir de Henri Michaux, apresentada pelo TMG e pela Junta de Castilla y León. Em Outubro, lugar às inusitadas propostas do Festival Y#7, em co-produção com a Quarta Parede. Um festival que percorre as distintas artes de palco, como a dança, o teatro, a música e a performance. No mesmo mês, o TMG organiza o Síntese – Ciclo de Música Contemporânea da Guarda, que tem como destaque a estreia da obra "Fractal Points", do compositor Eduardo Patriarca. Na música, destaque para os concertos da chinesa Meng Wang (numa estreia em Portugal), do projecto ADUF (de José Salgueiro e José Peixoto) e ainda dos portugueses Rodrigo Leão, Júlio Pereira e Ana Moura, que apresentam os seus últimos trabalhos discográficos no TMG.

Entre Setembro e Outubro, no arranque oficial da nova temporada do TMG, o destaque vai para o Acto Seguinte – Festival de Teatro da Guarda, que começa no dia 4 de Setembro com uma proposta de rua. O Teatro do Mar apresenta “Nusquam”, na Praça Luís de Camões, um espectáculo que cruza as linguagens do teatro físico com a acrobacia aérea, o vídeo e a música original. Segue-se, no TMG, a estreia em Portugal de “Tocata y fuga [en fu renol]” do Zanguango Teatro, de Espanha, no dia 5 de Setembro, um divertido espectáculo repleto de música e humor negro. E do teatro para a ópera, o Acto Seguinte apresenta no dia 11 a ópera de câmara “Jerusalém”, com música de Vasco Mendonça, libreto de Gonçalo M. Tavares e encenação de Luís Miguel Cintra. De 17 a 19 de Setembro, o TMG e a Junta de Castilla y León apresentam a estreia em Portugal da peça “Na(s)cer Cansado, um espectáculo livremente inspirado na vida e obra de Henri Michaux, poeta, escritor e pintor belga (1899 –1984), com encenação de Luciano Amarelo. Seguem-se, a 25 de Setembro, os “Dias Felizes”, do Cendrev, uma peça de Samuel Beckett com encenação de Júlio Castronuovo. E a 30 de Setembro, “O contrabaixo” das Visões Úteis, uma estória sobre o amor platónico entre um contrabaixista e uma solista da orquestra, baseada na obra de Patrick Süskind (o mesmo autor do “O perfume”). “Menina Else”, do Teatro da Cornucópia, é a proposta para o dia 3 de Outubro, numa das raras apresentações desta companhia fora de Lisboa. Um espectáculo protagonizado por Rita Durão, que interpreta uma jovem burguesa que tenta salvar a família arruinada. A 7 de Setembro o TMG apresenta um espectáculo para o público infantil que é também uma estreia em Portugal: “Viaje al centro de la tierra”, da Rayuela Producciones, leva ao palco a mais célebre obra de Julio Verne. O Acto Seguinte termina a 9 de Outubro com o irreverente, cáustico e irónico “Eurovision”, do Teatro Praga, uma crítica bem-humorada ao Festival da Canção da Eurovisão.
E do teatro vamos para a música. A 26 de Setembro, a chinesa Meng Wang, especialista em “Guzheng”, instrumento tradicional chinês, muito antigo (e que é uma espécie de harpa), faz a sua estreia em Portugal no TMG, apresentando um programa de música tradicional de várias regiões da China.

Já em Outubro e tendo por pretexto o Dia Mundial da Música, o TMG, fugindo ao estereótipo da música clássica que se faz ouvir por todo o país nesta data, apresenta, no dia 1, a estreia da Orquestra de não-músicos, uma orquestra formada por voluntários sem ligações à música e que interpretaram obras musicais da autoria de Jorge dos Reis, Nuno Rebelo e BitÓcas. Ainda em Outubro, no dia 10, José Salgueiro e José Peixoto apresentam o espectáculo Aduf, música tradicional portuguesa em perfeita harmonia com ritmos árabes, africanos, flamencos, celtas.
No mesmo mês realiza-se o Festival Y#7 (em co-produção com a Quarta Parede – Associação de Artes Performativas da Covilhã), um festival que privilegia as distintas artes de palco, como a dança, o teatro, a música e a performance, e que nesta edição contará com três espectáculos, a saber: “Solo a Ciegas (com Lágrimas Azules)”, da coreógrafa Olga Mesa [Espanha] no dia 16 de Outubro; o espectáculo de teatro multimédia “El corazón, la boca, los hechos e la vida”, de David Fernandez, no dia 24; e a ópera electroacústica “Itinerário do sal”, da dupla Miso Ensemble, de Miguel e Paula Azguime, no dia 28.
Ainda em Outubro, destaque para o Síntese – Ciclo de Música Contemporânea da Guarda, uma organização conjunta do TMG e do Síntese – Grupo de Música Contemporânea. No cartaz do ciclo, destaque para a estreia nacional da obra "Fractal Points", do compositor Eduardo Patriarca, que será interpretada ao vivo, no dia 29, pelo grupo Síntese e com o acompanhamento ao piano de Fausto Neves.
No dia seguinte, 30 de Outubro, é a vez do (Des)Concertante Trio, e no dia 31 actua o mais antigo grupo de música contemporânea do país: o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa. O TMG tem previstas ofertas especiais no âmbito do ciclo Síntese. Os interessados em deslocar-se à cidade mais alta para assistir aos três espectáculos do ciclo poderão, através do TMG, conseguir um interessante pacote que inclui os ingressos, a estadia e uma visita turística à cidade, aproveitando o fim-de-semana.

Em Novembro, destaque para o concerto de Júlio Pereira, que comemora 30 anos de carreira com o seu mais recente disco, intitulado “Geografias”, no dia 7, e ainda Rodrigo Leão & Cinema Ensemble, que apresenta também o último álbum “A Mãe”, no dia 14.
Destaque também para a estreia absoluta de “Os Mestres da Capela na Sé da Guarda”, um espectáculo que assinala o 810º aniversário da Guarda e que é apresentado no TMG a 27 de Novembro, dia de aniversário da cidade.

Em Dezembro, o TMG apresenta, no dia 5, “Músicas Populares de la Guerra Civil”, do duo espanhol Brigada Bravo & Díaz (German Diaz e Antonio Bravo), que propõe uma nova interpretação instrumental – em tom de jazz – de algumas das mais famosas melodias que se cantaram na referida contenda espanhola. Segue-se, nos dias 9, 10 e 11 de Dezembro, a estreia absoluta de “São Francisco de Assis” e “Mundus Imaginalis num quadro de Van Gogh”, a oitava produção teatral do Projéc~, baseada em textos de Vicente Sanches, encenada e interpretada por Américo Rodrigues, com apoio na direcção de actores de José Neves, e música ao vivo de César Prata. A 12 de Dezembro, o TMG apresenta Ana Moura, uma das jovens vozes revelação do fado. “Para além da saudade” é o seu último disco (dupla platina), e é este o trabalho que traz ao TMG.
De referir ainda os destaques da Galeria de Arte do TMG, que apresenta de 12 de Setembro a 1 de Novembro a exposição “Encontro na Guarda”, do artista plástico moçambicano Malangatana, e ainda a exposição colectiva “Fonlad#5_09 – Festival on line de artes digitais”, que ficará patente entre 14 de Novembro e 3 de Janeiro de 2010.

Paralelamente, o TMG promove, através do seu Serviço Educativo, dezenas de acções nas mais distintas áreas, que vão das artes plásticas ao cinema.

Informações detalhadas em www.tmg.com.pt.

Sem comentários: