segunda-feira, 13 de abril de 2009

Actuações do Projecto Andarilho animam Quinta de Gonçalo Martins e Maçainhas



No próximo domingo, dia 19, irão decorrer duas actuações integradas no Projecto Andarilho: o Grupo de Cantares “Ontem, Hoje e Amanhã”, de Maçainhas, actuará na Quinta de Gonçalo Martins, pelas 16h00 e “Os Barrelas” - Grupo de Concertinas de Videmonte, actuarão em Maçainhas, pelas 16h30.
O Grupo de Cantares “Ontem, Hoje e Amanhã” de Maçainhas conta com a participação de jovens e menos jovens, daí o seu nome – “Ontem” que representa a recolha das tradições, “Hoje” a vivência actual do grupo e “Amanhã”, o futuro do grupo, representando a continuação do trabalho do grupo pelos mais jovens. O seu repertório é constituído essencialmente por música tradicional.
O Grupo de Concertinas de Videmonte nasce de um pequeno grupo de amigos que fazia parte do Rancho Folclórico da aldeia e que decidiu aprender a tocar concertina. Aproveitando uma formação de seis meses, promovida pelo INATEL, em 2001, na cidade de Gouveia, o grupo aventurou-se na criação d’ Os Barrelas". Em Agosto de 2004 fizeram a sua primeira apresentação, não mais parando as suas actuações. No seu repertório estão incluídas canções recuperadas do Rancho Folclórico da aldeia, onde a música tradicional está sempre presente.
Integradas no Projecto Andarilho, cujo principal objectivo é a partilha e a troca de actividades, de forma a dinamizar uma rede cultural de colectividades, grupos culturais e pessoas do Concelho da Guarda, estas actuações irão animar mais duas aldeias do Concelho.

Sem comentários: