segunda-feira, 30 de março de 2009

Encomendação das Almas - Câmara promove Tradição da Quaresma


Pelo quarto ano consecutivo, a Câmara Municipal da Guarda, através do Núcleo de Animação Cultural, organiza a Encomendação das Almas, que irá decorrer no dia 4 de Abril, Sábado, pelas 21h30, nas Ruas da Faia.
A Encomendação das Almas é uma manifestação popular de carácter religioso em que um grupo de pessoas sai na altura da quaresma, durante a noite, rezando e cantando pelas almas dos mortos.
O seu principal objectivo é justamente rezar pelas almas do purgatório, pedir intercessão pelas almas dos que já morreram e assim reciprocamente, que as almas intercedam pelos que fizeram as orações.
Esta tradição religiosa ainda persiste em diversas freguesias do Concelho da Guarda, juntando grupos de homens e mulheres que, vestidos de negro, saem pela calada da noite, teimando em fazer sobreviver um ritual cuja origem, como na maioria das tradições, se perde no tempo e corre, como tantas outras, o risco de se perder.
O Grupo de Encomendação das Almas da Faia, Grupo “Vozes da Quinta” da Quinta de Gonçalo Martins, Grupo de Encomendação das Almas do Marmeleiro, Grupo de Encomendação das Almas da Castanheira, Grupo de Cantares “Ontem, Hoje e Amanhã” de Maçainhas e Grupo de Cantares de S. Miguel “A Mensagem” são as colectividades do concelho que em conjunto irão encomendar as almas.Para além da participação das referidas colectividades, haverá, no final, a actuação do Grupo “As Adufeiras de Monsanto”, na Igreja Paroquial da Faia.Esta actividade é dirigida à população em geral.

Sem comentários: