terça-feira, 1 de julho de 2008

A Memória das Coisas - objectos e afectos 15


Entre 7 de Julho e 30 de Agosto, a Galeria do Paço da Cultura recebe a exposição "A Memória das Coisas - objectos e afectos 15".
Com
o objectivo de mostrar e divulgar o património de afectos e memória do concelho da Guarda, o Núcleo de Animação Cultural da Câmara Municipal da Guarda promove há anos a esta parte a iniciativa “A memória das coisas – objectos e afectos”. Esta série de exposições pretende manter viva a memória colectiva e tem mostrado, sempre na Galeria do Paço da Cultura, os objectos identitários de cada terra.
Nesta edição, a décima quinta, 21 localidades do concelho vão estar representadas: Adão com diversas alfaias agrícolas, Albardo com fotos da amoreira, da autoria de Arménio Bernardo, Aldeia Viçosa com objectos como o capacho ou a agulha de madeira, Arrifana com objectos de trabalho do sapateiro, Aldeia do Bispo representada entre outros objectos pelas castanhas e ouriços, Gagos com a dobadoura, Jarmelo com as tesouras de tosquia, Casal de Cinza com objectos de trabalho de barbeiro, Avelãs da Ribeira com objectos típicos do trabalho de alfaiate, Avelãs de Ambom com os panos de linho e o tear, Castanheira com objectos ligados ao fiar do linho, Cavadoude com a moeda romana, Faia com o Quadro da Capela das vitórias, Alvendre com S. Martinho e o respectivo andor, Carvalhal Meão com os cinco quadros das estações do Senhor dos Passos, Benespera com objectos ligados ao trabalho dos mineiros, Gonçalo com os ex-votos, Corujeira com os objectos de trabalho do médico Martins das Neves, Gonçalbocas com os livros e objectos de Virgílio Afonso, Famalicão da Serra com cestos e cadeiras e Fernão Joanes com utensílios ligados à pastorícia. Uma visita guiada à memória e aos afectos do concelho da Guarda.
A exposição tem entrada livre e pode ser visitada de Segunda a Sábado das 14h00 às 19h00 e das 21h00 às 23h00.

Sem comentários: