quarta-feira, 5 de junho de 2013

Projéc~ faz a estreia absoluta de “Um Teatro às Escuras”, de Pedro Tamen

A 6 de Junho, o Projéc~, estrutura de produção teatral do TMG, faz a estreia absoluta da obra “Um Teatro às Escuras”, de Pedro Tamen. O espectáculo tem a encenação e dramaturgia de Américo Rodrigues e conta com as interpretações, entre outros, de André Amálio e Antónia Terrinha; é apresentado no Pequeno Auditório, às 21h30 e ficará em cena até 8 de Junho.
“Um Teatro às Escuras” é um conjunto de poemas a várias vozes, como se de uma peça de teatro se tratasse. Uma peça que se desenrola na escuridão de um teatro onde Ele e Ela são as personagens principais, protagonistas de uma ruptura que adivinhamos, mas onde o Público, o Contra-regra, o Encenador, o Electricista, e até Haydn, o autor da música, têm uma palavra a dizer.
Boa parte do que é este espectáculo está descrita na recensão crítica de Rita Taborda Duarte à obra “Um teatro às escuras” de Pedro Tamen: «É este um teatro sem luz; um teatro que, sendo poesia, é sobretudo vocal, uma voz dramática, aliás, um jogo cruzado de vozes dramáticas, também na acepção segunda do termo; dramáticas também porque os actores não vêem e não se vêem, sendo na escuridão que pressentem, tão só, as centelhas de luz que o amor pode, mesmo na ilusão, acender e tornar a apagar («Como te posso amar se não te vejo», diz-se a certa altura). E num processo de reprodução metafórica, dentro destas personagens, que são só pura voz, nasce a dúvida e a angústia da sua própria existência e veracidade, da sua realidade: tratando-se de teatro e no teatro, de escuridão, todas estas vozes, estes seres/personagens, que habitam o livro, se situam naquela ténue linha entre o ser e o não ser».
O espectáculo conta também com as participações de Vasco Queiroz, Ana Couto, Carlos Morgado, Armando Neves, Alcides Fernandes, Ricardo Pereira, Américo Rodrigues e José Neves; o desenho de som é de Eduardo Martins e o desenho de luz de Tiago Lopes.
 
Bilhetes aqui.

Sem comentários: