
terça-feira, 31 de janeiro de 2012
segunda-feira, 30 de janeiro de 2012
Curso de Gaita de Beiços

→ A formação decorrerá nas instalações do Centro Cultural da Guarda, Paço da Cultura, Rua Alves Roçadas.
→ O formador será o músico César Prata.
→ A formação decorrerá em horário pós-laboral e terá a duração de 40 horas divididas por 20 sessões entre fevereiro e junho de 2012.
→ A 1ª reunião com os inscritos decorrerá em 23 de fevereiro de 2012 nas instalações do Paço da Cultura da Guarda às 19 horas, fazendo-se então a apresentação do curso e tomando-se decisões sobre o dia e hora da formação.
→ Não é necessário saber linguagem musical.
→ O custo pelas 40 horas será de 100 Euros por formando.
→ As inscrições (limitadas a 15) decorrem até ao dia 22 de Fevereiro de 2012 na Agência da Guarda da Fundação INATEL ou pelo e-mail ag.guarda@inatel.pt, após solicitação da Ficha de Inscrição.
Organização Fundação INATEL – Agência da Guarda
Parceria com o Centro Cultural da Guarda
terça-feira, 24 de janeiro de 2012
Projéc~ / Antónia Terrinha apresentam "A dama pé de Cabra" no TMG

Entre 8 e 10 de Fevereiro o Projéc~/ Antónia Terrinha apresentam no Pequeno Auditório do Teatro Municipal da Guarda, às 21h30, o espectáculo "A dama pé de cabra"! A peça, a partir do texto homónimo de Alexandre Herculano, terá também apresentações para escolas nos dias 8 e 9, com sessões às 14h30.
Uma história do património cultural português, um dos mais maravilhosos contos da tradição oral portuguesa reescritos por Herculano.
segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
“Um olhar sobre os AFECTOS” e “Guard’ a pedra” inauguram dia 26 de Janeiro

Maria Guia Silveira Amaral M. Pimpão nasceu em Peraboa, Covilhã, em 1945, tendo fixado a sua residência em Coimbra onde frequentou o Círculo de Artes Plásticas, em 1973.
Licenciada em Economia pela FEUC, Mestre em Contabilidade e Finanças pela UAL, foi docente do ISCAC até à sua aposentação.
Fez alguns cursos livres de pintura e, desde 2007, frequenta a Oficina Livre de Pintura da ÁRVORE - Cooperativa de Actividades Artísticas, no Porto, orientada pelo Mestre Alberto Péssimo.
Para Alberto Péssimo “os afectos são o espelho utópico onde a pintora se revê e constrói um mundo de solidariedade e amor, filtrando “tanta luz impiedosa/sobre o luto da terra”, como escreveu o poeta e pintor António Dacosta. É sobre o luto da terra que a pintora ergue um grito feito de silêncio comprometedor que os seus afectos (leia-se pintura) tão singularmente se expõem: procura da luz benigna do homem que teima em querer salvar o mundo.”
Luís Pinheiro trabalha, agora, a tempo inteiro como artesão. O trabalho da pedra e do ferro são hoje o seu ganha-pão. Razões sentimentais trouxeram-no de Inglaterra para Medas, Gondomar. Aí vive junto ao rio Douro. Foi em Medas que se encontrou com a natureza, que sentiu que a pedra fala, já tem expressão. “A vida tinha-me corrido mal e comecei a partir pedra”. E foi como se essa ligação rude com a pedra lhe desvendasse outro caminho, uma nova maneira de encarar a vida e o trabalho.
Esculturas em pedra, madeira e ferro retratam animais e aspectos da natureza, segundo o olhar do autor. Na exposição “Guard’ a pedra" é feita uma homenagem ao pastor e ao seu rebanho. Os trabalhos integram a denominada Land Art, uma corrente artística que faz do elemento natural a sua matéria-prima, dando a partir daí largas à imaginação.
Hoje os artigos que expõe e vende são diferentes dos primeiros. Tem evoluído, experimentado, enfim, tem encontrado novas formas de expressar a sua criatividade. “Quando vejo trabalhos antigos até me pergunto se fui eu que fiz aquilo”. Tem efectuado várias exposições. Destaca as individuais feitas no Hotel Parque de S. Pedro do Sul e, no Porto, na Casa da Beira Alta, na Junta de Freguesia de Santo Ildefonso e no Café Majestic. Este artesão é representado pela Casa da Lagariça - Castelo Novo.
As exposições estarão patentes até dia 10 de Março de 2012 e podem ser visitadas de Terça a Sábado, das 14h00 às 19h00.
Projecto Andarilho anima a maior lagarada do mundo, em Aldeia Viçosa

terça-feira, 17 de janeiro de 2012
Debate "Que podemos fazer pela Maternidade?" no Café Concerto do TMG
O primeiro debate público do ciclo «Rádio Café» em 2012 está marcado para a próxima terça-feira (dia 24 de Janeiro) e é dedicado a um tema que está entre as maiores desafios da Guarda para o ano que agora começou: «Que podemos fazer pela Maternidade?».
Perante a hipótese de encerramento do único bloco de partos do distrito, se forem levados em conta os mais rígidos critérios sugeridos pelo grupo de estudo da reforma hospitalar, queremos saber com que argumentos poderá a Guarda lutar para defender a continuidade deste serviço. Quais são os nossos pontos fortes e os nossos pontos fracos? De que maneira devem as instituições da cidade e do distrito organizar-se e envolver-se na defesa da Maternidade? Que razões tem o cidadão para acreditar nesta causa? Como poderá o bloco de partos do Hospital da Guarda afirmar-se como o melhor da região? Que papel cabe aos profissionais de saúde, aos representantes políticos e às chamadas "forças vivas"? O que poderá acontecer à Guarda se a Maternidade fechar?
Estas são algumas das abordagens para um debate a muitas vozes. A iniciativa decorrerá, como habitualmente, no Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda às 21h30. A entrada é livre.
O Ciclo rádio Café é uma actividade do Teatro Municipal da Guarda e da Rádio Altitude.
segunda-feira, 16 de janeiro de 2012
Projecto Andarilho leva “Natal em Canções” ao Rochoso

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012
Sexta, dia 13, Kubik apresenta "Movie Poster" no TMG
O músico da Guarda Kubik (Victor Afonso)apresenta hoje, sexta-feira, dia 13, no Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda o seu mais recente espectáculo "Movie Poster". Para ver e ouvir às 22h. A entrada é livre.
sexta-feira, 6 de janeiro de 2012
“Vamos cantar as Janeiras” em várias instituições da cidade, no próximo dia 7 de Janeiro
A encerrar a actividade, actuará, no Auditório da Câmara Municipal da Guarda, o ”Grupo de Cantares” e o “Coro Infantil” da Sequeira com o seu mais recente projecto “Natal em Canções”.No final, os grupos serão presenteados com um lanche colectivo na Cantina do Município.
quarta-feira, 4 de janeiro de 2012
Gala de solidariedade "Numa bola de sabão" sábado no TMG

No sábado, dia 7 de Janeiro, às 21h30, decorre no Grande Auditório do TMG a Gala de Solidariedade “Numa Bola de Sabão”.
Trata-se de uma iniciativa que pretende promover o espírito de solidariedade através da recolha de fundos a favor das instituições de solidariedade social.
O espectáculo contará com a participação de Lucie Vendeiro, Lara Silva, Tiago Monteiro, Vania Dias, Armando Almeida, Valter Antunes, Francisco Martins, David Neves, 30 school dance e Joao Neca, César Prata, Rui Pedro Dias, Carlos Nascimento, Curi, The Undercovers, Angelo Marques, o Coro da Ensiguarda, entre outros.
O bilhete custa 5 euros e esse valor será remetido na íntegra para instituições de apoio à criança do concelho da Guarda.
“Numa Bola de Sabão” é uma iniciativa da Câmara Municipal da Guarda em parceria com a Associação do Comércio e Serviços do Distrito da Guarda, Agência para a Promoção da Guarda, Ensiguarda, ideias.guarda, Instituto Politécnico da Guarda e Núcleo Empresarial da Região da Guarda e com o apoio do TMG.
terça-feira, 3 de janeiro de 2012
"Movie Poster" de Kubik: sexta, dia 13, no TMG

"Movie Poster" é o novo espectáculo do músico guardense Kubik que o TMG apresenta na sexta, dia 13 de Janeiro, no Café Concerto.
Kubik partiu da iconografia de 200 posters clássicos da história do cinema e criou uma banda sonora original, indo ao encontro da expressividade visual e gráfica dos “Movie Posters”. A música acompanha o visionamento de posters de diversos géneros cinematográficos: Guerra, Comédia, Terror, Cinema Negro, Western, Ficção Científica e Cinema Mudo. Incluindo cartazes de Saul Bass, o criador de posters e trailers para os filmes de Alfred Hitchcock.
O concerto está marcado para as 22h00 e tem entrada livre.