segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Julgamento e Morte do Galo do Entrudo com Ópera Bufa e canja de... galo!


O verdadeiro Carnaval de cariz tradicional acontece na Guarda esta noite (dia 23 de Fevereiro). O “Julgamento e Morte do Galo do Entrudo” vai juntar nas ruas da cidade mais alta, à imagem das edições anteriores, milhares de pessoas para assistir ao cortejo do galo entre o Jardim José de Lemos e a Praça Velha da cidade. Trata-se de um espectáculo comunitário e de expiação, onde desfilam centenas de participantes oriundos das colectividades do concelho da Guarda e também actores, músicos e cantores profissionais.
Este ano, o julgamento do galo, culpado pela crise e por todos os demais problemas que nos assolaram em 2008, será cantado numa Ópera Bufa com música original e direcção musical de César Prata, e que terá a interpretação da soprano Helena Neves (como advogada de defesa) e do tenor Sérgio Martins (como advogado de acusação). Ao elenco juntam-se ainda Albino Bárbara, que interpretará o juiz, e as testemunhas, Américo Rodrigues, António Godinho, Isabel Monteiro, Vasco Queiroz, Agostinho da Silva, Carlos Lopes, Cristina Fernandes e Filipa Teixeira. Joaquim Martins dará voz ao galo.
A sentença já é certa e sabida, o galo não vai escapar à fogueira. Antes, porém, o galináceo vai ter direito a um último desejo… desejo esse que será também uma das surpresas do espectáculo… Está também previsto um momento multimédia, com fortes efeitos visuais e recurso a laser.
Para que nada falte aos foliões, e porque a noite de Carnaval é de festa, durante o percurso (do Jardim José de Lemos à Praça Velha) a organização oferece vinho da região aos transeuntes e participantes. E porque a organização sabe que muita folia pode causar uma forte sensação de estômago vazio, a organização vai oferecer canja… de galo ao público presente na Praça Velha. Como os tempos são de crise e nada dados a desperdícios, o malogrado galináceo será servido numa deliciosa canja aos guardenses e visitantes.

O Julgamento e Morte do galo do Entrudo é um espectáculo comunitário que contará com a participação activa de mais de uma dezena de colectividades do concelho, a saber: Associação Cultural Copituna d’Oppidana, Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo, Associação Desportiva, Recreativa e Cultural da Rapoula, Centro Cultural da Guarda, Grupo “Os Beirões” de Maçainhas, Grupo de Cantares “Ontem, Hoje e Amanhã” de Maçainhas, Associação Cultural e Recreativa da Sequeira, Grupo de Cantares "A Mensagem", Raiz de Trinta - Associação Juvenil e ainda os alunos do curso de Animação Sociocultural do IPG. Às colectividades juntam-se ainda três grupos de foliões convidados pela Culturguarda a integrar o desfile: a equipa Espiral com a alegria e folia dos Zés Pereiras, Gigantones e Cabeçudos; o grupo de teatro espanhol La Saca e ainda o grupo Samarkanda Teatro. À festa junta-se ainda a Banda Filarmónica da Sociedade Musical Gouveense. Ao longo do desfile a organização saciará a sede aos transeuntes com vinho da região e no final do espectáculo haverá canja de … galo para o público.O Julgamento e Morte do Galo do Entrudo é um espectáculo produzido pela Culturguarda/TMG para a Câmara Municipal da Guarda, com o apoio da Agência para a Promoção da Guarda. A coordenação é de Américo Rodrigues, os textos estão a cargo de Américo Rodrigues, Rui Isidro e António Godinho, a direcção musical e música original são de César Prata, a concepção do Galo é da artista plástica Teresa Oliveira, encarregada também da sua construção com o grupo de teatro Aquilo.
Recordamos que o julgamento do galo é uma tradição de diversas localidades do concelho da Guarda, um exorcismo de todos os males no qual o Galo é o culpado por intrigas, desavenças e todos os insucessos que tiveram lugar no ano que passou, pelo que é julgado e condenado em praça pública, num ritual expiatório e de purificação, através do qual se renova a esperança num ano melhor. O espectáculo está marcado para as 21h30. Não falte!

Sem comentários: