terça-feira, 29 de julho de 2008
O Centro Cultural de Famalicão mostra “Trajectos e afectos”, dia 3 de Agosto
segunda-feira, 28 de julho de 2008
Em Agosto no Ciclo "O Paço é do Povo"

Sons do Vagar, Som Ibérico, Diabo a Sete e Andarilhos são os projectos de música popular e étnica que vão subir ao palco dos Claustros do Paço da Cultura da Guarda em Agosto, no âmbito do Ciclo “O Paço é do Povo”. Todos os espectáculo têm entrada livre e início marcado para as 22.00 horas. Trata-se de uma organização da Câmara Municipal da Guarda através do Núcleo de Animação Cultural.
A 7 de Agosto actua o grupo ”Sons do vagar”. O projecto revisita a memória vocal e instrumental do Alentejo procurando, numa lógica própria do seu tempo, reinterpretar e transportar para o presente, as práticas musicais tradicionais alentejanas. Sons do Vagar juntam um instrumentista e duas vozes femininas que dão corpo a uma ideia que pretende ser «uma singela manifestação de apreço e reconhecimento da nossa identidade musical», refere o grupo.
Segue-se, no dia 13 de Agosto o palco dos Claustros é invadido pelo ”Som Ibérico”. O projecto “Som Ibérico” surge na procura de sonoridades ecléticas baseadas na música portuguesa de raiz étnica, tendo como base o trio de Artur Caldeira. Esta formação é composta por músicos de larga carreira, com experiência em vários idiomas musicais, desde os sons mais tradicionais ao jazz e à música erudita.
quarta-feira, 23 de julho de 2008
Apresentação do livro "Mapa", de manuel a. domingos

Na Sexta-feira, dia 25 de Julho, no Café Concerto, pelas 21h30, realiza-se a apresentação do livro de poesia “Mapa”, da autoria de manuel a. domingos, natural de Manteigas, professor e escritor. «Desde os cafés da Guarda, nos anos adolescentes, onde tudo era ainda possível, até a um certo desencanto com o mundo, manuel a. domingos constrói uma poética feita de pequenos detalhes comuns à vida e à poesia, tentando descobrir modos de acreditar em mapas que nos soam tão estrangeiros.»
A apresentação será feita por Pedro Dias de Almeida, editor de cultura da revista Visão, e contará com a presença do autor. A edição de “Mapa” está a cargo da “Livro do Dia”.
Os guardenses Urban Spirit apresentam o primeiro disco de originais no TMG

O grupo de hip-hop guardense Urban Spirit vai apresentar no Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda o seu disco de estreia, no Sábado, dia 26 de Julho, pelas 22.00 horas. Uma oportunidade para ouvir o sempre inventivo e interventivo hip-hop nacional da nova geração. As palavras de ordem estão a cargo de KritiCrosS, Dem0n e Dj Athlon. A entrada é livre.
segunda-feira, 14 de julho de 2008
Serva La Bari nos claustros, dia 20 de Julho

No dia 20 de Julho, no âmbito do ciclo "O Pçao é do Povo", ao ritmo do flamenco, actuam os “Serva
O concerto tem início às 22.00 horas nos Claustro do Paço da Cultura. A entrada é livre.
quinta-feira, 10 de julho de 2008
Guarda Viva - Boletim Municipal, número 3
terça-feira, 8 de julho de 2008
“Conjunto Típico Rosinha”, do Centro Cultural da Guarda, no dia 13 no Toito
“Do seu repertório fazem parte temas de música popular e nacional. O grupo é permanentemente solicitado para festas de beneficência e múltiplos encontros, fazendo deslocações quase todos os fins de semana.”
segunda-feira, 7 de julho de 2008
7 de Julho - Dixie Boys nos Claustros do Paço da Cultura

No âmbito do Ciclo O Paço é do Povo, actuam hoje, dia 7 de Julho, pelas 22.00 horas, nos Claustros do Paço da Cultura, os “Dixie Boys”. Trata-se de um projecto que teve início no final do ano de
quarta-feira, 2 de julho de 2008
Dia 6, “ Os Beirões”, de Maçaínhas, em Aldeia do Bispo
“ Os Beirões” de Maçaínhas, grupo de bombos, irá actuar em Aldeia do Bispo pelas 16h30, integrado no Projecto Andarilho. A organização é da responsabilidade da Câmara Municipal da Guarda - Núcleo de Animação Cultural. Este evento conta com o apoio do Centro de Cultura e Desporto e Junta de Freguesia de Aldeia do Bispo.
“A primeira actuação do recém-formado grupo foi no dia de Carnaval de 2004, pelas ruas de Maçaínhas, sendo então constituído por 7 elementos. A partir desse dia, não mais parou de crescer, tanto em número de elementos como ao nível das próprias actuações.”
“Ontem, Hoje e Amanhã” em Carpinteiro no dia 6 de Julho
O Grupo de Cantares, “Ontem, Hoje e Amanhã”, irá actuar em Carpinteiro pelas 15h30. Esta actuação é integrada no Projecto Andarilho, que tem como principal objectivo a partilha e troca de actividades, de forma a dinamizar uma rede cultural de colectividades, grupos culturais e pessoas do Concelho da Guarda.
“ O grupo conta com a participação de jovens e adultos, daí o seu nome - “Ontem”, representa a recolha das tradições, os adultos, “Hoje” a vivência actual do grupo e “Amanhã” o futuro do grupo, ou seja, os jovens que continuarão o trabalho agora iniciado.”
Exposição de miniaturas de casas em pedra,de 7 a 31


terça-feira, 1 de julho de 2008
A Memória das Coisas - objectos e afectos 15

Com
Nesta edição, a décima quinta, 21 localidades do concelho vão estar representadas: Adão com diversas alfaias agrícolas, Albardo com fotos da amoreira, da autoria de Arménio Bernardo, Aldeia Viçosa com objectos como o capacho ou a agulha de madeira, Arrifana com objectos de trabalho do sapateiro, Aldeia do Bispo representada entre outros objectos pelas castanhas e ouriços, Gagos com a dobadoura, Jarmelo com as tesouras de tosquia, Casal de Cinza com objectos de trabalho de barbeiro, Avelãs da Ribeira com objectos típicos do trabalho de alfaiate, Avelãs de Ambom com os panos de linho e o tear, Castanheira com objectos ligados ao fiar do linho, Cavadoude com a moeda romana, Faia com o Quadro da Capela das vitórias, Alvendre com S. Martinho e o respectivo andor, Carvalhal Meão com os cinco quadros das estações do Senhor dos Passos, Benespera com objectos ligados ao trabalho dos mineiros, Gonçalo com os ex-votos, Corujeira com os objectos de trabalho do médico Martins das Neves, Gonçalbocas com os livros e objectos de Virgílio Afonso, Famalicão da Serra com cestos e cadeiras e Fernão Joanes com utensílios ligados à pastorícia. Uma visita guiada à memória e aos afectos do concelho da Guarda.
A exposição tem entrada livre e pode ser visitada de Segunda a Sábado das 14h00 às 19h00 e das 21h00 às 23h00.