quinta-feira, 11 de julho de 2013

Ouro líquido – O azeite no Concelho da Guarda apresentado no próximo dia 18


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
No próximo dia 18, quinta-feira, pelas 18h00, decorrerá na Galeria de Arte do Paço da Cultura a sessão de apresentação do Catálogo e inauguração da exposição Ouro líquido – O azeite no Concelho da Guarda.

A oliveira, a azeitona e o azeite fundem-se com a história, a tradição e a cultura dos povos mediterrânicos. Árvore mítica e símbolo de sabedoria e paz, a oliveira foi cultivada desde tempos imemoriais, tendo a sua dispersão pela Europa mediterrânica ficado a dever-se aos gregos e aos romanos. Reza a História que os Árabes mantiveram a cultura e fizeram-na prosperar; a própria palavra Azeite terá origem no vocábulo árabe az-zait, que significa “sumo de azeitona”. Historicamente, a produção de azeite no concelho da Guarda centrou-se em duas áreas de referência: o Vale do Mondego e o Vale da Teixeira, ambos com microclimas favoráveis à produção de azeitona de qualidade. Cientes da importância da produção do azeite no Concelho da Guarda e, sobretudo, da sua qualidade, a Câmara Municipal da Guarda e a Associação Pró-Raia entenderam prestar tributo e reconhecimento a um produto de qualidade ímpar que merece ser melhor conhecido e divulgado, valorizando-o como produto de excelência destas terras da Beira Interior.

A exposição estará patente na Galeria de Arte do Paço da Cultura, até dia 14 de setembro, de 3ª a sábado, das 14h00 às 20h00.

Sem comentários: