segunda-feira, 1 de julho de 2013

Grupo de Cantares da Arrifana anima VII Concentração de Burros, em Carpinteiro





















No próximo dia 7 de julho, domingo, pelas 18h00, em Carpinteiro decorrerá uma atuação pelo Grupo de Cantares da Arrifana.
Criado no ano 2000, o Grupo de Cantares da Arrifana pretende preservar e divulgar todo um património cultural muito valioso, que com o passar dos anos se vai diluindo e apagando da memória das nossas gentes.
A maioria dos elementos usa trajes que  dão expressão a profissões em desuso: o pedreiro, o sapateiro, a ceifeira, a pastora…  às quais se junta um reduzido naipe de outras personagens, que pelo estatuto social de que gozavam se destacam das restantes pelo seu aprumo e valimento da indumentária, condição que as dispensava da execução de certas tarefas.
As cantigas que noutros tempos acompanhavam as atividades domésticas e rurais do dia a dia das gentes da aldeia da Arrifana, que animavam os serões do inverno e suavizavam as duras lides do campo no verão permitem uma viagem às primeiras décadas do séc. XX.
A atividade inserida no Projecto Andarilho é programada pelo Núcleo de Animação Cultural da Câmara Municipal da Guarda e conta com o apoio das coletividades envolvidas.

Sem comentários: