segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A estreia da trilogia de curtas musicadas: “Cine-concerto 2” por músicos da Guarda


A 3 de Novembro, o TMG apresenta em estreia absoluta “Cine-concerto 2 [trilogia de curtas-metragens com música ao vivo]”. Três filmes vão ser musicados ao vivo, no Pequeno Auditório, às 21h30: “A Propósito de Nice”, de Jean Vigo será musicado por Miguel Cordeiro; “The Blacksmith” de Buster Keaton terá a paisagem sonora de César Prata e “Überfall” deErnö Metzner será musicado por Luís Rolo. Os três são músicos da Guarda.
Sobre as curtas e os músicos, “A Propósito de Nice” é considerada pelos cinéfilos como uma espécie de “sinfonia de uma cidade”, a curta constituiu um marco na história do documentário e catapultou o seu realizador, Jean Vigo para o panteão dos grandes cineastas da primeira metade do século XX. Miguel Cordeiro, é o músico que vai dar som a esta curta. Estudou piano e Jazz no Taller de Música de Barcelona e na escola do Hot Club Portugal. Concluiu em 2011 o mestrado de “composição para cinema e audiovisuais”. Actualmente dedica-se à composição de música para imagem.
Já “The Blacksmith” é curta-metragem de excelência artística de Buster Keaton, “o cómico que nunca ri”, num exemplo de extraordinária capacidade humorística sem recurso a uma única palavra. Esta curta vai ser musicada por César Prata, o músico dos sete instrumentos e mentor de vários projectos musicais como Chuchurumel, Assobio ou as Canções do Ceguinho. O músico já compôs também para teatro e cinema.
E a finalizar a noite, “Überfall”, considerada uma das grandes obras vanguardistas do cinema mudo alemão; um filme de grande poder visual e que será musicado ao vivo por Luís Rolo, músico dado a sonoridades electrónicas que já integrou projectos como Dual Tone (com António Louro), um projecto que misturava a electrónica com o hip-hop.

Sem comentários: