quinta-feira, 26 de novembro de 2009

“Os mestres da capela na Sé da Guarda”, música no dia de aniversário da cidade


No concerto comemorativo do 810º aniversário da atribuição do foral à Guarda que a Câmara Municipal da Guarda apresenta esta sexta-feira, 27 de Novembro, no TMG, faz-se um percurso histórico pelos manuscritos musicais dos Mestres de Capela que passaram na Sé Catedral da cidade mais alta, trazendo-os para um concerto em primeiras audições modernas, por vezes quase cinco séculos depois de terem sido criados. A importância nacional e internacional que muitos destes compositores conheceram, bem como os elevados cargos artísticos que exerceram em alguns dos mais importantes centros musicais europeus, atestam o prestígio da Sé Catedral da Guarda e, por inerência, o brilho que a cidade ostentou em determinadas épocas históricas.
“Os mestres da capela na Sé da Guarda – a música da história da cidade do Séc. XVI ao Séc.XIX” é o título do espectáculo que sobe ao palco do Grande Auditório às 21h30. Neste concerto serão interpretadas obras de D. Francisco de Santa Maria, Pedro Thalesio, Mathias de Sousa Villalobos, António Milheiro, José Maurício, João José Baldi e António Pereira do Bom Sucesso. O concerto conta com a orquestra e o coro “Capela de Música Egitânea” e com a interpretação de Helena Neves (soprano), Brigida Silva (contralto), Pedro Figueira (tenor) e Pedro Teles (barítono) e ainda com os solistas Rogério Peixinho (violoncelo contínuo) e Nuno Santos Dias (órgão contínuo). A direcção do espectáculo é da responsabilidade de João Pedro Delgado e Domenico Ricci.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Festival de Música Coral da Guarda, dia 28 de Novembro


No próximo dia 28, pelas 17h00, no Grande Auditório do TMG irá decorrer o Festival de Música Coral da Guarda.
A iniciativa é uma organização conjunta do Centro Cultural e da Câmara Municipal da Guarda e contará com a actuação de três coros: Orfeão do Centro Cultural da Guarda, dirigido por Gustavo Humberto Delgado, Grupo Coral da Casa do Pessoal das Estradas de Portugal S.A., dirigido por Manuel Gonçalves e Coral Harmonia dirigido por Fernando Manuel Rebelo Malão.

Homenagem às pratas da Casa do Centro Cultural da Guarda, dia 27 de Novembro


A Direcção do Centro Cultural da Guarda, ao longo dos seus quatro anos de mandato, desenvolveu, entre outras actividades, um trabalho de pesquisa sobre a História do Centro Cultural e das suas várias valências.
Assim, decidiu criar um momento de festa, para relembrar e homenagear as personalidades que fundaram e dirigiram o Centro Cultural e, ainda todos aqueles que ao longo de mais de vinte e cinco anos participaram nas várias actividades, cantando, dançando e tocando com muita alegria e satisfação.
A actividade contará com o seguinte programa:
11h00 - Missa na Sé da Guarda;
13h00 - Cerimónia de Homenagem, no Auditório Paço da Cultura;
14h30 - Lanche Convívio.

Inaugurações no Paço da Cultura, dia 26


A Câmara Municipal da Guarda, através do Núcleo de Animação Cultural, irá inaugurar no próximo dia 26, pelas 18h00, na Galeria de Arte do Paço da Cultura da Guarda as Exposições "O Esplendor Musical Egitaniense - Mestres de Capela na Sé da Guarda - Séc. XVI a XIX" e "Presépios". Simultaneamente, será também inaugurado o novo Presépio dos Claustros do Paço da Cultura, da autoria de Rui Miragaia.
A exposição "O Esplendor Musical Egitaniense - Mestres de Capela na Sé da Guarda - Séc. XVI a XIX" é coordenada cientificamente pelo Dr. João Pedro Delgado, licenciado em Formação Musical pela Escola Superior de Música de Lisboa, e está integrada nas comemorações do 810º Aniversário da Atribuição do Foral à Cidade da Guarda. A inciativa pretende trazer a público um pouco da História Musical da cidade, dos seus Bispos e Mestres de Capela. Por aqui terão passado eclesiásticos formados nas Universidades de Paris, Coimbra ou Salamanca, bem como Mestres de Capela que mais tarde vieram a ser Lentes da Cátedra de Música da Universidade de Coimbra, tendo assumido, também, cargos relevantes noutras Catedrais, cujas obras foram apreciadas, elogiadas e encomendadas por Reis como D. Sebastião ou D. Filipe II de Espanha, ou que terão visto, ainda, a sua música ser editada em casas Espanholas e Flamengas. O esplendor musical que se viveu nessa época na diocese Egitaniense é um indicativo seguro de que a Guarda alcançou uma espantosa importância social no contexto Ibérico.

Em "Presépios" poder-se-á apreciar o trabalho de artesãos da Guarda: Maria Adozinda Cunha da Cruz, Rosa Carrilho, Helena Saraiva, Virgínia Almeida, Helena e Natália Abrantes, José Matos, Francisco Gonçalves e Fernando Nelas porque, hoje em dia, o presépio é uma manifestação artística com grande significado, havendo quem dedique o seu trabalho, exclusivamente, a este tema explorando os mais diversos materiais e desenvolvendo originais representações.

Projecto Andarilho, dias 27 e 29 de Novembro

No próximo dia 27 de Novembro, pelas 10h30, o Grupo de Bombos dos Trinta, actuará no âmbito das Comemorações do Dia da Cidade – 810 Anos da Atribuição do Foral por altura da inauguração do Centro de Recepção e Reabertura da Torre de Menagem.
Foi no ano de 2008, que um grupo de jovens da Associação Juvenil “Raiz de Trinta” decidiu formar, com cerca de 21 elementos, o Grupo de Bombos “Trinta Por uma Linha”.
Desde então, não mais pararam, e contam já com inúmeras actuações.

Dia 29, Domingo, no âmbito do Projecto Andarilho, mais uma actividade programada pelo Núcleo de Animação Cultural da Câmara Municipal da Guarda irá animar a aldeia da Benespera.
O Aquilo Teatro apresentará “As Orelhas do Compadre”, pelas 16h00.
Esta peça de teatro tem dramaturgia e encenação de Paulo Miranda. O texto é uma adaptação do conto tradicional português “As Orelhas do Abade”. Os actores da peça são provenientes do atelier de Expressão Dramática, que surgiu como forma de promover novos talentos, indo de encontro a um dos aspectos primordiais na acção do “Aquilo: a formação.

Estas actividades são organizadas pelo Núcleo de Animação Cultural da Câmara da Guarda e contam com o apoio da Associação Cultural e Recreativa da Benespera e Associação Juvenil Raiz de Trinta.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Inside Out 8 teve início este fim-de-semana no TMG, orientado por Yola Pinto

O TMG e a Câmara Municipal da Guarda prosseguem com o projecto Inside Out. Desta vez é a bailarina e coreógrafa Yola Pinto que vai orientar nas próximas semanas jovens mães e respectivas crianças integradas no "Nascer - Centro de Apoio à vida", uma casa que acolhe mães adolescentes em risco. Destes encontros, que pretendem fortalecer a relação mãe-filho e vincar ainda mais os laços através do movimento, nascerá a apresentação final "Um tempo chamado nós" que terá lugar no Pequeno Auditório, a 19 de Dezembro.
O grupo irá reuinir-se em sessões periodicamente durante as próximas semanas na Sala de ensaios do TMG. Os trabalhos tiveram início este sábado (21 de Novembro).
De referir que o Inside Out é um projecto de intervenção socio-cultural que tem como objectivo chegar a públicos habitualmente esquecidos. Trata-se de uma iniciativa que vai já na sua oitava edição e que é levada a cabo pelo TMG e pela Câmara Municipal da Guarda.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

A preparar o Entrudo



Durante todo o mês de Novembro, o TMG e a Câmara Municipal da Guarda promovem na Sala de Ensaios do TMG oficinas destinadas a educadores, professores, animadores e a membros das colectividades. O objectivo é a preparação do desfile do Carnaval da Criança e a preparação do Julgamento e morte do galo do Entrudo de 2010. Até ao final do mês, os participantes aprenderão a construir figurinos, máscaras expressivas, dinâmicas teatrais e técnicas de criação (a decorrer até amanhã, sexta-feira) e ainda a construção e interpretação de instrumentos musicais improvisados.

Fotos da Oficina "Figurinos e máscaras em esponja", orientada por Ãngela Ribeiro entre 2 e 6 de Novembro.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Teatro do Tintinolho estreia sábado no TMG


São actores amadores e reuniram-se porque têm em comum uma imensa paixão pelo teatro. Formaram o Teatro do Tintinolho e agora, com o apoio do TMG, apresentam a peça "Minimamente", a partir de "Histórias Mínimas", do dramaturgo espanhol Javier Tomeo. A peça estreia no Pequeno Auditório, no sábado, dia 21 de Novembro. Trata-se de um conjunto de pequenas, deliciosas e desconcertantes histórias recheadas de humor absurdo, surreal, e com uma subtil crítica social à mistura.
O Teatro do Tintinolho não é uma companhia, mas um grupo de pessoas da Guarda com experiências teatrais diversas. O desafio foi lançado em meados do ano pelo Serviço Educativo do TMG a algumas pessoas que esporadicamente participam em iniciativas como o espectáculo Guarda: Rádio Memória, produzido em 2008 pelo TMG. O Teatro do Tintinolho é pois um projecto teatral de amadores que representa uma séria oportunidade para estas pessoas fazerem teatro.
Trata-se de trabalho colectivo com interpretação de Agostinho da Silva, António Godinho, Carlos Lopes, Cristina Fernandes, Daniel Rocha, Filipa Teixeira e Albino Bárbara. O apoio à encenação é de Américo Rodrigues e a sonoplastia é da autoria de Victor Afonso.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Colecção Gentes da Guarda contará com mais um livro


No próximo dia 19 de Novembro, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço decorrerá o lançamento de mais um Gentes da Guarda. Da autoria de Maria Antonieta Garcia, o nº7, intitula-se Carolina Beatriz Ângelo – Guarda(dora) da Liberdade (1878-1911).
O livro dá continuidade à Colecção Gentes da Guarda que surgiu em 2004 com Ladislau Patrício – Guardense, médico e escritor de Helder Sequeira, tendo-lhe seguido Augusto Gil – Aquilo que a Gente sente de Manuel Santarém Andrade; Salvador de Nascimento - Uma Vida - Um Ideal de Adriano Vasco Rodrigues; Ernesto Pereira – Um paladino da Guarda de Helder Sequeira; Álvaro de Castro – Pela República, Liberdade e Democracia de Aires Antunes Diniz; General Sousa Dias – Militar, Republicano, Patriota de Augusto José Monteiro Valente e João José Gomes – Homem do Pensamento e da Cultura – Homem da Palavra e da Acção com Coordenação de António José G. Dias de Almeida, José Manuel Trigo Mota da Romana e Maria Isabel da Cunha Lima Gomes.
A colecção continua assim a cumprir o seu objectivo inicial: o de dar a conhecer a vida das Gentes da Guarda.

Projecto Andarilho anima dias 21 e 22 de Novembro


No próximo dia 21 de Novembro a “Egitúnica” actuará, pelas 15h00, na Associação Social Cultural e Recreativa da Sequeira.
A Egitúnica surgiu em 1996. “Foi no Bacalhau, bar da Associação Académica da Guarda que, entre copos e folia, surgiu a "fantabulástica" ideia de criar um grupo de jovens meninas com aspirações musicais, com que se pretendia engrandecer o espírito académico da cidade dos cinco "Fs" sempre acompanhadas e abençoadas pelo seu mui estimado Deus Baco (não querendo ferir susceptibilidades das restantes divindades!)”.
Nas suas conquistas, conta já com várias actuações e participações em Encontros e "festarolas", nos quais pretende somente dar o seu melhor e “demonstrar que o espírito académico estará guardado em nós até que a voz (e o estômago!) nos doa!”.

Dia 22, Domingo, inserido no “mini” Festival de Folclore organizado pela ADM-Estrela, três grupos do Projecto Andarilho, irão actuar a partir das 14h30, em Vale de Estrela: o Rancho Folclórico da Guarda, o Grupo de Cantares “ A Mensagem” de S. Miguel e os anfitriões, Rancho Juvenil de Vale de Estrela.

As actividades organizadas pelo Núcleo de Animação Cultural da Câmara Municipal da Guarda contam com o apoio da Associação Social Cultural e Recreativa da Sequeira, Egitúnica, ADM-Estrela, Centro Cultural da Guarda e Grupo de Cantares “ A Mensagem” de S. Miguel.

Oficinas de Música e Dança para bebés pela Companhia de Dança de Almada


Para este Sábado, o TMG preparou duas oficinas, orientadas por bailarinos da Companhia de dança de Almada uma de música e outra de dança que têm como destinatários exclusivos bebés e crianças.
Durante a manhã, a partir das 10h00, decorrerá na Sala de Ensaios do TMG a oficina “Música e movimento para bebés” (dos 0 aos 24 meses). E à tarde, às 15h00, no mesmo local, é a vez da oficina “Dança e movimento para crianças” (dos 3 aos 6 anos).
Estas oficinas pretendem que os bebés e crianças travem conhecimento com as várias formas de arte, desenvolvam a sua capacidade de criação usando vários materiais, e recorrendo ao corpo e à voz. Para além do entretenimento inerente existe o objectivo de despertar na criança o gosto pelo movimento e pelas suas várias formas de expressão. O envolvimento dos pais é importante no processo de relacionamento sócio-afectivo no âmbito das oficinas de música, dança e movimento.
De referir que a participação nas duas oficinas implica um adulto acompanhante por bebé/criança. Cada oficina está limitada a 15 participantes.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Mais duas actuações pelo Projecto Andarilho….




No próximo sábado, dia 14, irão decorrer duas actuações integradas no Projecto Andarilho: o Grupo de Cantares “Ontem, Hoje e Amanhã” de Maçainhas, actuará em Famalicão da Serra, pelas 15h00 e o Grupo de Cantares da Sequeira, no Cine-Teatro da Covilhã, pelas 21h30.
O Grupo de Cantares “Ontem, Hoje e Amanhã” de Maçainhas conta com a participação de jovens e menos jovens, daí o seu nome – “Ontem” que representa a recolha das tradições, “Hoje” a vivência actual do grupo e “Amanhã”, o futuro do grupo, representando a continuação do trabalho do grupo pelos mais jovens. O seu repertório é constituído essencialmente por música tradicional.
Inserido, também, no Projecto Andarilho, “Cantares da Sequeira” é um grupo da Associação Cultural Social e Recreativa da Sequeira e nasceu da vontade dos seus elementos em tocar e cantar. O espectáculo “Uma noite pode ser assim” resultou do trabalho desenvolvido com a orientação de César Prata, entre Março e Julho de 2009. Inclui canções recolhidas por si, pelo próprio grupo e ainda pelo Núcleo de Animação Cultural da Câmara Municipal da Guarda. Uma sala com mesas e cadeiras. Uma sede de uma associação recreativa, como tantas outras. À noite as pessoas chegam e conversam. Convocam as memórias e vêm à ideia os gestos e as canções de antigamente. Tocam e cantam. E depois? Que há nisto de especial? Rigorosamente nada, acham uns. Tudo, atiram outros.
As actividades programadas pelo Núcleo de Animação Cultural contam com o apoio do Grupo de Cantares “Ontem, Hoje e Amanhã”de Maçainhas, Casa da Cultura e Junta de Freguesia de Famalicão da Serra, Grupo de Cantares da Sequeira e Lions Clube da Cova da Beira.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Dois dedos de ciência com Pedro Russo


O TMG, através do seu Serviço Educativo, dá continuidade neste quadrimeste à actividade "Dois dedos de ciência". O próximo encontro está marcado para esta sexta-feira, dia 13 de Novembro, no Café Concerto, a partir das 21h30,e tem como convidado o cientista Pedro Russo.
Pedro Russo
é astrofísico, natural de Figueira de Castelo Rodrigo (distrito da Guarda). Licenciou-se em Astronomia e tem um Mestrado em Geofísica. É o actual coordenador global do Ano Internacional da Astronomia 2009, uma iniciativa da União Astronómica Internacional e da UNESCO e apoiada ao mais alto nível pelas Nações Unidas. Pedro Russo tem uma intensa actividade profissional (ao nível da investigação e comunicação científica), vive em Munique e está integrado no grupo de trabalho da Agência Espacial Europeia/telescópio espacial Hubble na Organização Europeia para a Investigação em Astronomia no Hemisfério Sul (ESO). É o editor da revista científica “Communicating Astronomy”.
Esta sessão, no Café Concerto do TMG, permitirá conhecer melhor o seu trabalho de investigação na área da Astronomia. A entrada é livre.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Teatro do Tintinolho apresenta "Minimamente"


Ensaiam há já alguns meses no TMG e em comum têm a sua paixão pelo teatro. O Teatro do Tintinolho não é uma companhia é sim um grupo de pessoas da Guarda com experiências teatrais diversas. O desafio foi lançado pelo TMG através do seu Serviço Educativo a algumas pessoas que esporadicamente participam em algumas iniciativas do TMG (Guarda: Rádio Memória, por exemplo). Responderam à chamada Agostinho da Silva, António Godinho, Carlos Lopes, Cristina Fernandes, Daniel Rocha, Filipa Teixeira e Albino Barbara. O Tintinolho é pois um projecto teatral de amadores que representa uma séria oportunidade para estas pessoas fazerem teatro.
Para a peça "Minimamente", que o Teatro do Tintinolho apresentará a 21 de Novembro no TMG, foram reunidos textos do dramaturgo espanhol Javier Tomeo. Trata-se de um conjunto de pequenas, deliciosas e deconcertantes histórias recheadas de humor absurdo, surreal, e com uma subtil crítica social à mistura.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Projecto Andarilho anima aldeias do concelho


A partilha e a troca de actividades, de forma a dinamizar uma rede cultural de colectividades, grupos culturais e pessoas do Concelho da Guarda é o objectivo principal do Projecto Andarilho que no próximo dia 8 de Novembro leva dois grupos a actuar em mais duas aldeias do concelho.
“Os Barrelas” - Grupo de Concertinas de Videmonte irão animar a tarde no Centro de Dia de Fernão Joanes e o “Conjunto Rosinha” irá actuar na Benespera, pelas 16h00.
A actividade programada pelo Núcleo de Animação Cultural conta com o apoio d’ “Os Barrelas” - Grupo de Concertinas de Videmonte, Centro de Dia de Fernão Joanes, “Conjunto Rosinha” e da Associação Cultural e Recreativa da Benespera.

"Mosaiquisses Condius" de Marco Conde no TMG


"Mosaiquisses Condius", de Marco Conde é a exposição que se segue n' A Parede do Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda. A partir de amanhã (dia 3 de Novembro) e até ao próximo dia 22 deste mesmo mês visite esta exposição que reune vários trabalhos em azulejo do ceramista guardense que actualmente frequenta o mestrado de Artes Plásticas na ARCA - EUAC de Coimbra.
A exposição tem entrada livre e pode ser visitada no horário de funcionamento do Café Concerto.